Super banner

14ª Semana da Pessoa com Deficiência de Araxá começa nesta segunda

14ª Semana da Pessoa com Deficiência de Araxá começa nesta segunda

Foto: Carla Mesquita

DA REDAÇÃO/CAIO AURELIANO – Araxá recebe a 14ª edição da Semana da Pessoa com Deficiência a partir da próxima segunda-feira (19). Seminários, oficinas, esporte, cultura e entretenimento fazem parte da semana que tem como tema “Desafiando os limites, diminuindo as diferenças”.

De acordo com a diretora administrativa da Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência de Araxá (Fada), Maria Conceição Aguiar Santos, conhecida como Cota, a escolha do tema é a nível nacional. “Esse tema é o escolhido a nível nacional. Achamos importantes este tema, pois, pelo que vimos em noticiários do dia-a-dia cada vez mais, as pessoas com deficiência estão conquistando espaço no mercado de trabalho e temos grandes exemplos no esporte com atletas paraolímpicos que ganham muitas medalhas e representam o nosso país”, diz Cota.

“A Semana da Pessoa com Deficiência vem buscar a inclusão das pessoas com deficiência, buscar a autoestima e a integração delas com a comunidade. A gente relaciona o social e o esporte para criar esse momento único de inclusão dessas pessoas com deficiências visuais e físicas que vão participar”, acrescenta.

A abertura da semana é nesta segunda-feira (19) às 14 horas com a realização de Fórum Comunitário na Câmara Municipal. O evento conta com as presenças de membros da Fada, da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae) e do Centro Educativo Louis Braile (Celb), portadores de deficiência de um modo geral, dentre outros convidados.

A programação segue com passeata realizada na terça-feira (20) com concentração no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) às 8h.

Na sexta (23), a semana promove o seminário com o tema “Os direitos das pessoas com deficiência” a partir das 14h na Apae. Neste mesmo dia, vai ter a missa em Ação de Graças na Igreja Sagrada Família, às 19h.

O dia 27 será dedicado para o evento “Dia da Beleza” nas entidades assistenciais da Fada, da Apae e do Celb, de 8h às 11h;

No dia 28, será realizada oficinas de tecnologias assistivas para pessoas com deficiência intelectual, Braile (Escrita e leitura Braile) e Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) no Centro de Araxá de 13h às 17h.

Dois dias depois, começa os Campeonatos Paralímpicos nas seguintes modalidades Basquete em cadeiras de rodas (no Colégio Dom Bosco), GoalBall (no Delfim Moreira) e Atletismo (na Apae), sempre das 8h às 18h, de 30 de agosto a 1° de setembro.

Ainda está previsto a realização do Baile Amigos da Fada no Girassol Clube de Campo, às 21h de sábado (31).

Mais informações sobre a semana podem ser obtidas nos seguintes contatos: (34) 36628400 e (34) 36622634.

Notícias relacionadas