Super banner

24º Encontro Sesi de Artes Cênicas reúne 37 atrações em Araxá

24º Encontro Sesi de Artes Cênicas reúne 37 atrações em Araxá

24º Encontro Sesi de Artes Cênicas reúne 37 atrações em Araxá 1

Uma nova edição do Encontro Sesi de Artes Cênicas chega para transformar Araxá em um grande palco das Artes Cênicas. Realizado pelo Sesiminas Gerais desde 1990, neste ano, o evento apresenta  o tema “Arte e realidade: inspirado em histórias reais”.

Nesta 24ª edição, entre os dias 31 de outubro e 8 de novembro, o encontro contará com 37 atrações, entre espetáculos de palco e rua, oficinas, intervenções e shows. O público poderá conferir a programação no Teatro Sesi Araxá, na Fundação Cultural Calmon Barreto, Teatro Municipal, Teatro do Grande Hotel, Indústrias, escolas, praças e por toda a cidade. Todas as apresentações são gratuitas.

O 24º Encontro Sesi de Artes Cênicas é uma realização do Sistema Fiemg por meio do Sesi MG, com patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio cultural da Fundação Cultural Calmon Barreto, Localiza, Prefeitura Municipal de Araxá e TV Integração.

O tema desta edição do Encontro Sesi de Artes Cênicas, “Arte e realidade: inspirado em histórias reais”, revela as relações cada vez mais intensas entre a criação artística e a vida real e cotidiana. O curador Juarez Guimarães Dias explica que foram escolhidos espetáculos de excelência artística que têm como inspiração biografias, fatos históricos, documentários, histórias verídicas, que vão do drama à comédia, do teatro à dança e ao circo, do cênico às artes visuais.

 “As artes cênicas são um acontecimento social presencial e estimulam a nossa sensibilidade, seja através de emoções, questionamentos ou do riso, da diversidade de expressões e do encontro de corpo presente entre espectadores e artistas, cada vez mais importante num mundo tão virtual”, acrescenta o curador.

Essa linha entre a arte e o real pode ser percebida em cada um dos espetáculos. Entre eles, “Deixa Clarear”, pela primeira vez em Minas Gerais, apresenta a atriz Clara Santhana interpretando a cantora Clara Nunes na abertura do encontro; “Caravana Tonteria”, com Letícia Sabatella, Paulo Braga, Fernanda Alves Pinto e Zéli Silva, mostra como a música pode ter uma abordagem inusitada no encontro com o teatro; “As rosas no jardim de Zula”, da Zula Cia. de Teatro promete emocionar o público com uma história dramática e real; e muitas outras peças que ocuparão os mais variados espaços de Araxá durante os nove dias de evento.

O Encontro também conta com grandes shows como Aline Calixto, Baianas Ozadas, Alyne Gondim, Quarteto Vi-Voz, Live Rock Trio e Júlia Branco. Além disso, intervenções ocorrerem em toda a cidade e oficinas contribuem na formação e capacitação do público da região.

Encontro Sesi de Artes Cênicas – 24 anos formando público

 Há 24 anos ininterruptos em cena, o Encontro de Artes Cênicas reafirma o Sesi como promotor de cultura e formador de público. Desse modo, também se investe em acessibilidade ao cenário artístico nacional.

“O Sesi tem um importante compromisso, não só com as indústrias e os industriários, mas também com a sociedade: levar a cultura a todos os lugares, principalmente no interior do Estado, em suas mais variadas formas. Desse modo, contribuímos para a democratização do acesso à cultura, sua difusão e no incentivo de sua produção. Em parceria com a CBMM, que participa do projeto desde o início, a indústria, por meio do Encontro Sesi de Artes Cênicas, proporciona a toda a comunidade da região vivenciar variadas expressões culturais, o que reflete diretamente em sua qualidade de vida”, destaca o gerente de Cultura do Sesi MG, Thiago Maia.

À sociedade araxaense, o Encontro Sesi de Artes Cênicas tem proporcionado, há mais de duas décadas, a experiência de fruição e produção de obras artísticas cênicas (teatro, dança, circo e música) que exercem influência sobre modos de perceber e compreender a sua realidade.

Ao mesmo tempo, potencializa o desenvolvimento artístico da cidade, oferecendo a seus agentes culturais a oportunidade de contato com o que se tem produzido nos grandes centros urbanos.

Além disso, o Encontro afirma a convicção de “Mens sana in corpore sano”, ou “Uma mente sã num corpo são”, pois estimula melhor qualidade de vida e de trabalho dos funcionários e colaboradores da indústria, do Sistema Fiemg e dos habitantes de Araxá e região.

Programação completa está disponível no blog do evento.

Notícias relacionadas