Super banner
Super banner

2ª Edição do Projeto Cultural Lira Araxaense

2ª Edição do Projeto Cultural Lira Araxaense

O Projeto Cultural da Corporação Musical Lira Araxaense chega a mais uma edição em 2016 com o intuito de promover, de forma livre e gratuita, a música instrumental para toda comunidade araxaense, resgatando a sensibilidade do público e preservando esta rica tradição típica dos municípios do interior do país.

Em sua 2ª edição, o público poderá contemplar a Lira Araxaense em diferentes locais da cidade, em uma programação que se destaca pela variedade e qualidade de seus repertórios que abrangem várias gerações, fazendo-nos refletir sobre nossos valores históricos e nos levando a novas experiências. A Corporação Lira Araxaense consolida esta cultura musical como um belo cartão postal e um grande patrimônio de nossa cidade.

A programação completa e outras informações sobre a banda podem ser acessadas pelo site www.bandaliraaraxaense.com.br

O projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e Governo Federal, conta com o patrocínio da CBMM e promoção da Corporação Musical Lira Araxaense.

BREVE HISTÓRICO DA BANDA

Em 1919, por iniciativa do Sr. Cláudio Faria, alguns integrantes da saudosa Banda Santa Cecília decidiram criar uma nova banda. Na formação inicial, constavam-se os nomes de Tomé Porfírio, Cláudio Faria, Porfírio Maciel, Teotônio Damasceno, José Marques, dentre outros, chegando a atingir até 24 músicos. Fundou-se, então, a Corporação Musical Lira Araxaense, com sua estreia na Festa do Rosário.

O primeiro regente, Prof. Porfírio Maciel, era determinado em seu propósito, com inteligência e autoridade, era respeitado por todos os outros. Ele atuou por aproximados 4 anos e foi substituído por Juca Leite, que mais tarde adoeceu, afastando-se do grupo. Sr. Teotônio Damasceno, assumiu por um período, mas veio a falecer algum tempo depois. A regência ficou a cargo do Sr. Zé Areia.

Atualmente a Lira Araxaense é regida pelo Sr. Ângelo de Castro, que desde criança seguia os passos da banda e a integrou em 1950. A Corporação Musical Lira Araxaense completou em 2016 seus 97 anos de existência e foi, durante todo este tempo, sempre convidada para comparecer às festas religiosas, eventos corporativos, inaugurações, dentre outras festividades cívicas.

Várias dificuldades foram enfrentadas ao longo de todos estes anos. As histórias e experiências que adquiriram para a superação é o que reafirma a persistência e o amor à música de todos para a realização deste sonho, tão admirado e reconhecido pela comunidade araxaense e da região.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x