Super banner
Super banner

Parada da Leitura: viagem pela vida e obra de grandes escritores

Parada da Leitura: viagem pela vida e obra de grandes escritores

A Parada da Leitura, realizada no último dia 07/06, com a participação de Estudantes e Professores de diversos Cursos do Uniaraxá foi um grande sucesso. Este ano, a Parada da Leitura homenageou o grande escritor brasileiro Guimarães Rosa; autor da marcante obra literária “Grande Sertão: Veredas”. O evento levou todos os participantes a uma incrível viagem pelas obras e história de vida do escritor.

A Professora e Coordenadora do Suporte Pedagógico do Uniaraxá, Maria Celeste de Moura, conta um pouco sobre a idealização do projeto. “A Parada da Leitura é um evento que muito orgulha o Uniaraxá! A proposta para que fosse realizado esse grande projeto envolvendo a leitura veio do Reitor José Oscar de Melo e foi acolhida por toda a Instituição. Vários setores trabalham para que ele se torne viável: Suporte Pedagógico; Extensão; Marketing; Recursos Humanos; entre outros. A cada edição, um Curso fica responsável pela criação e sustentação da “Parada”! Na primeira (segundo semestre de 2017) houve um “Júri Simulado” baseado na obra de Machado de Assis “A Cartomante”, com o suporte do Curso de Direito, liderado pelo professor Francisco Ilídio. Na segunda, bem recente, a viagem pelo mundo de Guimarães Rosa teve o apoio especial do Curso de Pedagogia, coordenado pela professora Fabíola Melo. A próxima versão, a ser realizada no segundo semestre de 2018, mergulhará no “Mundo Assombrado pelos Demônios”, de Carl Sagan, e os cursos que promoverão essa imersão serão Engenharia Ambiental e Engenharia Civil”, conta.

Durante o evento foram apresentados alguns vídeos que ressaltaram a grandeza de suas obras, bem como realizada a leitura de “A Terceira Margem do Rio”. Destaque para a apresentação teatral da noite, que enriqueceu a Parada da Leitura e levou todos a uma bonita reflexão sobre a vida no sertão brasileiro. Os atores encenaram trechos das obras de Guimarães Rosa e emocionaram o público. O evento teve ainda a participação e o apoio do Fliaraxá; Festival de Literatura realizado anualmente na cidade e que vem ganhando cada vez mais notoriedade nacional.

Ainda segundo a Professora Celeste, a Parada da Leitura também simboliza o resgate pelo gosto da leitura. “O intuito da atividade é envolver a todos(as) em um momento ímpar de contato com os grandes autores nacionais e internacionais, além de resgatar o gosto pela leitura, tão desgastado em nosso país. Afinal, como está na obra do grande Guimarães Rosa “a cabeça da gente é uma só, e as coisas que há e que estão para haver são demais de muitas, muito maiores diferentes, e a gente tem de necessitar de aumentar a cabeça, para o total”, destaca.

O Uniaraxá acredita que a leitura é uma importante ferramenta na construção de uma sociedade melhor, mais ética e plural. Eventos como a Parada da Leitura são de crucial importância nessa construção social, pois através das obras de grandes autores é possível construir conhecimentos e levar aos Estudantes reflexões significativas, tanto para sua vida profissional quanto pessoal.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x