Super banner
Super banner

800 anos além dos muros da história

800 anos além dos muros da história

Nos dias 21, 22 e 23 de outubro, foi pintado um painel comemorativo dos 800 anos da Ordem Dominicana. O evento contou com a participação especial dos artistas Ton Lima, professor de Arte do Colégio São Domingos, Does, de São Paulo, Lelin Alves, Robin, Mixa, Pink, Thales e BBoy de Ribeirão Preto, sob a coordenação artística de Wanilza Vieira, Coordenadora de Projetos do CSD.

Através da técnica do grafite, cada artista, com criações exclusivas, retratou muito bem o tema. O confronto entre a tradição de oito séculos de existência da Ordem Dominicana e a inovação em utilizar novas estratégias e linguagens são marcas determinantes do painel e da história dominicana.

O planejamento e a execução do painel tiveram como objetivo evidenciar a força dos dominicanos como desbravadores em busca da justiça nas mais variadas esferas do conhecimento humano, sempre à luz da Verdade, Veritas, por meio do estudo e formação acadêmica. O preto e o branco, cores da Ordem, reforçam a Verdade:  “Preto no Branco”.

As cores vibrantes do painel evidenciam a vivacidade dominicana nesses 800 anos. A diversidade de estilos da obra remete à diversidade da Ordem Dominicana formada por homens e mulheres, Frades, Monjas, Irmãs Dominicanas e leigos.

A força dominicana, fruto de constantes estudos em várias áreas, está registrada como chama de mudanças importantes para a humanidade, representada por São Domingos e seus seguidores.

A figura que abraça Araxá com suavidade retrata os dominicanos, sua cor azul remete a ideia de eternidade. A Igreja Matriz de São Domingos, o Colégio São Domingos, presentes no coração da cidade, propagam os ideais de Domingos de Gusmão e a vontade dominicana de formar cidadãos para o mundo.

A imagem da Madre Anastasie representa a presença marcante das Irmãs Dominicanas na história de Araxá, do mundo, a força dessas mulheres de ação, fé, inteligência e constante inovação.

São Domingos dizia “O trigo amontoado apodrece, disperso frutifica.” Cada dominicano é, ao mesmo tempo, trigo e semeador de outros trigos cultivados no CSD, que frutificam na cidade e no mundo. Conquistar espaço de justiça e realizações pautadas no estudo, na fé, na igualdade e no respeito a tudo e a todos são elementos essenciais do carisma dominicano.

A equipe do Colégio São Domingos, através desse painel, homenageia todos os dominicanos – frades, irmãs, leigos, alunos, profissionais, famílias de ontem e de hoje, que fazem parte desses 800 anos de História. O ontem, o hoje e o amanhã representam para a família dominicana enorme responsabilidade de continuar essa caminhada histórica além desses oito séculos.

  • csd281016_1
  • csd281016_2
  • csd281016_3
  • csd281016_4
  • csd281016_5
  • csd281016_6
  • csd281016_7
  • csd281016_8
  • csd281016_9
  • csd281016_10

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x