Super banner
Super banner

Academia de Letras do Triângulo Mineiro e Academia Araxaense de Letras juntas no Fliaraxá

Academia de Letras do Triângulo Mineiro e Academia Araxaense de Letras juntas no Fliaraxá

Academia de Letras do Triângulo Mineiro e Academia Araxaense de Letras juntas no Fliaraxá 1

O Fliaraxá, Festival Literário de Araxá, tem se tornado, a cada nova edição, uma referência ainda maior neste tipo de evento. Nele, autores nacionais e estrangeiros encontram-se com um público que pode assistir palestras, cursos, exposições.

Concursos de redações também são organizados pela direção do evento, que tem como curador o agente cultural Afonso Borges. Neste 2015, o IV Fliaraxá, acontecerá de 26 a 30 de agosto e também vai comemorar os 150 anos de Araxá.

A Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM) e a Academia Araxaense de Letras farão uma reunião conjunta e festiva, aberta ao público, no dia 29 de agosto, 12 horas. Algo nunca realizado antes.

A ALTM entregará nas mãos do Prefeito Aracely de Paula, o Diploma de Reconhecimento pelo valor cultural do município para toda a região e até além das nossas fronteiras. Araxá é a cidade mãe de todo o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, no passado, conhecido como o “Sertão da Farinha Podre’. Também outro para a AAL pelos 50 anos da entidade.

Outros homenageados: a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração e o Fliaraxá.

Confirmaram presença e estarão na mesa diretora dos trabalhos, o secretário de Cultura de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, representando a Academia Mineira de Letras, e Nélida Piñon, representante da Academia Brasileira de Letras na reunião.

“Lembrando que Nélida Piñon foi a primeira mulher a ocupar a presidência da Academia Brasileira de Letras”, comenta Ilcéa Sònia Maria A. Borba Marquez, presidente da ALTM.

“Temos certeza de que será uma bela e marcante festa literária. Por isso, as nossas academias estão com uma participação em um dia bem especial do programa oficial. As duas, a AAL e a ALTM mostrarão para os que lá estiverem o quanto é importante a palavra nas suas mais diferentes formas de expressão possíveis para ela”, diz Ilcéa Borba Marquez.

Neste ano, a participação dos escritores araxaenses está com boa representatividade no Festival. Na relação dos convidados: Canarinho (Walter Soares dos Reis), Cátia Lemos, Dirceu Ferreira, Ernesto Rosa, Glaura Teixeira Nogueira Lima, Heleno Álvares, Hermes Honório da Costa, José Otávio Lemos, Leila Ferreira, Márcio Antônio Paula Duarte, Odone Rios, Rafael Nolli, Rodrigo Feres e Tarcísio Cardoso. Além deles, de tantos cantos do Brasil e de vários países: Ana Elisa Ribeiro, Antônia Pellegrino, Jô Oliveira, Bernardoi Carvalho, Carlos de Brito e Mello, Carlos Herculano, Fernando Bonassi, Francisco Azevedo, Frei Betto, Gonçalo Tavares, Humberto Werneck, José Paulo Cavalcanti Filho, José Santos, Laura Conrado, Leó Cunha, Leopoldo Brizuela, Luiz Ruffato, Lya Luft, Marçal Aquino, Marina Colasanti, Miriam Leitão, Pasquale Cipro Neto, Santiago Nazarian, Xico Sá e outros.

Confira a programação completa do evento. 

Notícias relacionadas