Super banner

Acia conhece tendência sobre os novos rumos do varejo mundial

Acia conhece tendência sobre os novos rumos do varejo mundial

Acia conhece tendência sobre os novos rumos do varejo mundial 1

Representantes da Associação Comercial e Industrial de Araxá (Acia) estiveram ao lado de empreendedores araxaenses na 104ª edição da Retail’s Big Show, a maior mostra mundial de varejo, promovida pela National Retail Federation (NRF), que aconteceu em Nova York.

 Os integrantes da missão internacional conheceram boas ideias e voltaram com o que há de mais moderno e inovador sobre as tendências e soluções para boas práticas varejistas. Na avaliação do presidente da Acia, Márcio Farid, e do superintendente Antônio Claret, a mostra foi extremamente positiva, enriquecedora.

O diretor técnico do Sebrae-SP, Ivan Hussni, diz que o ano de 2014 ficou marcado pela forte desaceleração da economia brasileira. Inflação elevada e piora na confiança dos empresários e consumidores limitaram o crescimento econômico, afetando os pequenos negócios.

Como 2015 ainda será um ano difícil, cautela e planejamento são fundamentais para a retomada da confiança empresarial e por isso é preciso buscar soluções para permanecer competitivo, melhorar as relações comerciais, readequar custos e aumentar ganhos. Na sua avaliação “esta foi a principal abordagem da NRF 2015: em um ano que vai exigir planejamento mais detalhado para superar a crise, sairá em vantagem o varejista que aliar conceitos de austeridade e criatividade”.

Segundo Ivan, o que antes era uma tendência agora se tornou realidade, desafiando os varejistas a aproximar o mundo virtual e real, ampliando a experiência de compra para conquistar o cliente. Por isso a importância em tornar as lojas físicas mais atrativas e alinhar todos os canais de relacionamento com o cliente. Ele deve ter o mesmo padrão de atendimento em todos os canais.

Ele explica também que os novos softwares de captação e análise de dados de consumo dos clientes ficaram mais analíticos e com foco em resultados na empresa.

“As novas soluções auxiliam o empreendedor, desde um simples reposicionamento de produto na gôndola até a mudança de estratégia de marketing ou precificação. Tudo para tornar o negócio cada vez mais rentável. O que vimos em Nova York é que os empreendedores precisam estar cientes e reunir conhecimento e ferramentas para preparar as empresas para os novos tempos e desafios de 2015”, conclui.

Notícias relacionadas