Acia e Consep reúnem autoridades para discutir Segurança Pública

Acia e Consep reúnem autoridades para discutir Segurança Pública

A Associação Comercial e Industrial de Araxá (Acia) promoveu, em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep), um reunião que discutiu ações a serem realizadas para melhorar a segurança pública no município. Com a presença de representantes de várias entidades ligadas à área, o encontro foi o primeiro de uma série de outros com o objetivo de traçar o chamado Plano Municipal de Segurança Pública.

Participaram da reunião os presidentes da Acia, Márcio Farid, e do Consep Valter José das Neves; o juiz de Direito, Renato Zouain Zupo; a promotora de Justiça, Mara Lúcia Silva Dourado; o comandante do 37º BPM, tenente-coronel Arnaldo Pereira Júnior; o secretário municipal de Segurança Pública, Mauro da Silveira Chaves; o vereador Romário do Picolé; o representante do Grupo Zema, Vilson Borges; o diretor da Acia, Antônio Nogueira Lima Júnior; a gerente do Consep, Marília Cerqueira; o capitão Reginaldo Corrêa Silva; o Assessor Municipal de Trânsito e Transportes, Dionísio da Costa.

O presidente do Consep afirma que a criminalidade vem crescendo muito em Araxá e por isso há a necessidade de um trabalho ainda mais efetivo na área de Segurança Pública.

“Um amplo plano de segurança deve ser elaborado para o nosso município e a partir desta reunião começamos a discutir as necessidades e as ações a serem desenvolvidas. Com certeza um plano de trabalho eficiente vai ser lançado em breve e vai contribuir muito para uma cidade melhor”, afirma Valter Neves.

Entre as principais propostas apresentadas no encontro estão o fechamento do Terminal Rodoviário para um melhor controle e fiscalização dos passageiros que embarcam e desembarcam em Araxá, um cadastramento detalhado de todos os funcionários das empresas de Araxá incluindo os antecedentes criminais que serão encaminhados para o Poder Judiciário, uma maior triagem das novas contratações com a exigência da apresentação da ficha de bons antecedentes dos candidatos a vagas no mercado de trabalho, incremento do projeto De Mãos Dadas, que visa reintegrar o egresso do sistema penitenciário no mercado de trabalho, e a confecção de cartazes e banners alusivos à Segurança Pública que serão espalhados no comércio com frases curtas e impactantes.

O presidente da Acia diz que todos devem se unir para promover um amplo esforço voltado para uma melhor segurança de toda a comunidade araxaense.

“A Associação Comercial e Industrial de Araxá está preocupada com o crescimento dos índices de criminalidade em Araxá. Estamos constatando o aumento no número de roubos, furtos e até latrocínios na nossa cidade e por isso estamos buscando soluções praticas para combater de forma eficiente este quadro. Acreditamos que somente com uma grande integração dos trabalhos das polícias Militar e Civil, do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Secretaria Municipal de Segurança através da Guarda Municipal, do Consep e da sociedade civil organizada representada pelas entidades de classe Araxá vai voltar a ser uma cidade tranquila e segura”, conclui Farid.

Notícias relacionadas