Super banner
Super banner

Acia incentiva pesquisa sobre uso comercial da Lama de Araxá

Acia incentiva pesquisa sobre uso comercial da Lama de Araxá

A Acia trouxe à Araxá a farmacêutica-bioquímica Dra. Maria Valéria Robles Velasco que proferiu palestra sobre as características e potencialidades do uso terapêutico e cosmético do Fango, a argila negra maturada, conhecida também como Lama de Araxá. Ela pesquisa as propriedades da Lama de Araxá desde 2005, como orientadora do Programa de Pós-graduação da FCF/USP e avalia como excelentes as possibilidades de utilização do produto na área de estética.

 A Dra. Maria Valéria explica que o foco do seu estudo foi caracterizar a Lama de Araxá que nunca tinha recebido uma definição de maneira complexa do ponto de vista físico-químico, microbiológico e parasitológico. “Tivemos boas surpresas durante os estudos que realizamos inicialmente e acreditamos que este produto pode ser usado com bons resultados cosméticos para limpeza de pele, esfoliação e até para tirar dores. O produto apresentou ótimas características com capacidades benéficas na área de estética”, explica ela.

 Segundo a farmacêutica-bioquímica, os estudos foram desenvolvidos inicialmente entre 2005 e 2008 através de uma dissertação de mestrado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. “Nós inclusive já publicamos os resultados positivos destes estudos em revistas internacionais. O objetivo é que este projeto cresça através de uma parceria da Universidade de São Paulo com a Associação Comercial e Industrial de Araxá e outros setores da cidade”, afirma.

O presidente da Acia, Márcio Farid, explica que a intenção é reunir o conhecimento existente nessa área, com a assessoria da pesquisadora, para que essa matéria-prima possa ser transformada em produtos que divulguem Araxá. “O nosso objetivo é que empresas possam produzir a partir dessa matéria-prima, o Fango, gerando produtos que possam não só ser uma atividade econômica, mas também divulgar Araxá como um produto próprio para a beleza e a cosmetologia, que é um ramo da indústria que vem crescendo ano a ano”, explica Farid.

Notícias relacionadas