Adriano Pena é campeão da Etapa Patos de Minas do Regional de Xadrez

Adriano Pena é campeão da Etapa Patos de Minas do Regional de Xadrez

Aconteceu neste fim se semana no Colégio Marista de Patos de Minas, a 1ª etapa classificatória do Campeonato Absoluto Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro de Xadrez Pensado 2009. O evento foi promovido pela Superliga de Xadrez do Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba e organizado pela Liga de Xadrez e Damas do Alto Paranaíba, com a participação de 51 enxadristas representando os municípios de Patos de Minas, Uberlândia, Ituiutaba, Brasilândia de Minas, João Pinheiro e Araxá. 

O objetivo da etapa foi classificar 15 enxadristas para semifinal e as enxadristas para final Feminino 2009, valendo pontos para o ranking Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro de Xadrez Pensado.

Mais uma vez o xadrez araxaense brilhou e levou o nome da cidade ao pódio. O torneio foi conquistado pelo enxadrista e professor da Academia Araxaense de Xadrez, Adriano Pena Ribeiro Lemos, obtendo 4,5 pontos.

Adriano obteve quatro vitórias e um empate, consecutivamente sobre os enxadristas: Felipe Marra Mateus de Patos de Minas, Davi Amorim Castejon Pinheiro de Patos de Minas, o professor Cláudio Roberto Andrade e Vinicius Pires de Uberlândia, além de Gustavo Vieira de Ituiutaba.

O vice-campeão foi o enxadrista Vinicius Pires que obteve 4 pontos e o 3º colocado foi o enxadrista Gustavo Vieira. Com a vitória, Adriano conquistou uma das vagas na semifinal. O titulo de campeã da etapa ficou para a enxadrista de Patos de Minas Fabiana Alves, que garantiu vaga para a final feminino 2009.

Araxá ainda obteve mais dois resultados significativos sendo, o 4º lugar no geral de Alexandre Cobos e o 7º lugar no geral de César Romero Júnior, resultado este, que garantiu para César o titulo de Campeão na Categoria sub-14. Os dois também conquistaram vaga para a semifinal.

Nas demais categorias os araxaenses também conquistaram resultados relevantes com os enxadristas alunos da Academia Araxaense de Xadrez e Colégio São Domingos: Antônio Eduardo Ribeiro Rocha e Silva de apenas 4 anos de idade – 5º lugar na categoria sub-08; Bernardo Parolini, vice-campeão, e Gustavo Mamoru – 3º colocado ambos na categoria sub-10.

Já na categoria sub-10 feminino o vice-campeonato ficou com Vanessa Lika que garantiu vaga para a final feminino. A delegação araxaense conquistou três troféus e seis medalhas.

Campeonato Brasileiro

No próximo fim de semana, Araxá cedia o Campeonato Brasileiro Escolar, o maior evento do país. Todos os enxadristas araxaenses citados estarão na disputa com exceção de Adriano Pena e Alexandre Cobos, que vão atuar como árbitro e arbitragem, respectivamente.

Notícias relacionadas