Super banner
Super banner

Aeroporto de Araxá recebe novo sistema meteorológico

Aeroporto de Araxá recebe novo sistema meteorológico

Fabiano Cota e equipe do Cindacta I, sargentos Reis e Pellucci - Foto: Divulgação/PMA

Da Redação – O Aeroporto Municipal Romeu Zema recebeu nesta semana dois especialistas da Aeronáutica que integram o Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Trafego Aéreo (Cindacta I) para implantar um novo sistema automático de meteorologia e também inspecionar os equipamentos e os serviços de meteorologia do aeroporto.

O novo Sistema Automatizado de Registros e Gerenciamento das Observações Meteorológicas do Comando da Aeronáutica (Webmet) está sendo implantado nos principais aeroportos brasileiros visando integrar todas as informações meteorológicas em um banco de dados para agilizar e facilitar as previsões meteorológicas com maior confiabilidade.

As informações serão enviadas via internet e armazenadas em um banco de dados central localizado no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (Icea), em São Jose dos Campos (SP), onde os meteorologistas da aeronáutica poderão, em tempo real, obter informações dos aeroportos, objetivando a realização das previsões meteorológicas da região.

Além de explicar como irá funcionar o novo sistema os sargentos Pellucci e Reis vistoriaram todos os equipamentos de meteorologia do aeroporto (anemômetro, psicrômetro, barômetro e pluviômetro) e nenhuma não conformidade foi encontrada. Eles foram recebidos pelo administrador do aeroporto, Fabiano Cota, que também é operador de Estação Aeronáutica.

Pellucci disse que a Prefeitura de Araxá como administradora do aeroporto está de parabéns e realmente o Aeroporto Romeu Zema está se destacando pela qualidade dos serviços prestados ao sistema de aviação civil brasileira.

“Como elo do sistema de aviação civil e por ser homologado pela aeronáutica a operar diuturnamente por instrumentos, o Aeroporto Romeu Zema possui uma estação meteorológica integrada ao seu Serviço de Tráfego Aéreo. Diariamente os nossos observadores meteorológicos emitem boletins regulares que são inseridos na rede de meteorologia da aeronáutica e podem ser consultados pelos pilotos a qualquer canto do mundo através da rede mundial de computadores internet, ou seja, antes de um piloto programar o seu voo para Araxá ele pode consultar como estão as condições meteorológicas do aeroporto visando maior de segurança de seu voo”, destacou.

Atualmente somente oito aeroporto em Minas Gerais, incluindo os da capital, possuem o novo serviço em operação.

Notícias relacionadas