Super banner
Super banner

Álcool e Outras Drogas é tema da Semana Nacional de Trânsito em Araxá

Álcool e Outras Drogas é tema da Semana Nacional de Trânsito em Araxá

Semana Nacional de Trânsito em Araxá - Foto: Sérgio Gomes - Ascom / PMA

DA REDAÇÃO/CAIO AURELIANO – A Semana Nacional de Trânsito já começou em Araxá. De 16 a 20 de setembro, blitze educativas, palestras e oficinas estão previstas na programação tratando do tema “Álcool e Outras Drogas e Segurança no Trânsito” direcionadas aos motoristas que praticam a mistura perigosa de álcool com direção.

De acordo com responsável pela Assessoria de Trânsito e Transporte (Asttran), Bruno Borges, a cada 100 mortes, 70 são oriundas de uso de álcool e outras drogas conforme mostra pesquisa. “Esses acidentes poderiam ser evitados. Por isso, que o governo federal veio com essa campanha a todos nós responsáveis por trânsito trabalharmos o tema para que haja a reflexão e as pessoas, antes de entrar em seus veículos sobre esses efeitos que repensem os seus atos”, diz o assessor.

A Semana Nacional de Trânsito foi aberta com carreata às 9h desta segunda-feira (16) da Avenida Ecológica até o 37° Batalhão da Polícia Militar (37° BPM). “Nós tivemos oportunidade de expor alguns veículos infelizmente que se envolveram em acidentes, ali foram casos de vítimas fatais para impactar as pessoas que ainda insistem conduzir veículos sobre esses efeitos. Foi um sucesso porque realmente conseguimos sensibilizar ali pessoas que puderam prestigiar a carreata”, destaca.

Faixa de pedestre

Juntamente com esse tema, esta semana também sobre a faixa de pedestre para disciplinar o transeunte. “O pedestre precisa ser trabalhado. A maioria dos pedestres que são condutores entendem da sua responsabilidade como pedestre. Existe pedestre que nunca dirigiu um carro e não entende de regra de circulação. O objetivo nosso é de disciplinar o pedestre. Ele vai passar pela nossa conscientização na área central e também em outros setores”, comenta Bruno Borges.

“A pessoa tem que aguardar na guia da calçada, nunca entra direto na pista sem comunicar, eleva a mão a frente, certifica que o motorista te viu e pode atravessar com segurança ao seu destino”.

Escolas na Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito também contempla a participação das escolas municipais e particulares. “Estamos desenvolvendo algumas palestras e principalmente peças teatrais. O nosso foco foi chamar atenção dos alunos. Não são ainda condutores, são futuros condutores. Eles precisam estar inseridos nesse contexto para evitar que mãe e pai que, às vezes, se aventuram em beber e dirigir”, esclarece Bruno.

Encerramento

“O encerramento da Semana Nacional de Trânsito vai acontecer às 9h30 da manhã da próxima sexta-feira (20) no Sest Senat. Ali, vamos fazer um fechamento do balanço da semana e traçando estratégias, independente de semana nacional e municipal que está dentro do nosso calendário, o que temos que trabalhar para o restante do ano e também projetando o ano de 2014 sempre focando a segurança no trânsito”, aborda o assessor.  

Clique aqui e confira a programação completa.

Notícias relacionadas