Super banner

Além do Horizonte: Primeiras crianças decolam rumo às descobertas

Além do Horizonte: Primeiras crianças decolam rumo às descobertas

Prefeito Jeová durante recepção ao primeiro grupo de crianças contempladas pelo projeto - Foto: Sérgio Gomes

Sérgio Gomes/PMA – Decolaram, na noite de quinta-feira (20), numa aeronave da Trip Linhas Aéreas, em Araxá, com destino a Uberaba, as 20 primeiras crianças participantes do programa da administração municipal, Além do Horizonte – Araxá na Rota das Descobertas.

O projeto criando pelo prefeito Jeová Moreira da Costa tem como objetivo oferecer oportunidade para crianças de baixo poder aquisitivo, de toda a cidade, de conhecer grandes novidades, contribuindo com suas formações. Todas foram selecionadas em escolas da cidade e no Projeto Multiuso, em função de comportamento, notas na escola, participação, aproveitamento, disciplina, dentre outros itens.

Os 20 primeiros selecionados receberam camisetas e treinamento para que possam falar sobre Araxá, nas cidades onde percorrerem. O voo partiu no final da noite, chegando a Uberaba cerca de meia hora mais tarde. Um ônibus aguardava as crianças e elas foram levadas para um hotel quatro estrelas para que pudessem vivenciar a marcante experiência, acompanhados de dois pais, duas mães, a coordenadora do projeto, a assessora Sandra Verçosa, e monitores.

Já na sexta-feira, depois de tomarem o café da manhã no hotel, tomariam o ônibus para visitar vários pontos de Uberaba, como o Zoológico Parque do Jacarandá, Centro Cultural José Maria Barra, Museu do Zebu e Museu de Paleontologia de Peirópolis. Para se alimentarem durante a tarde, cada criança recebeu R$ 50 da prefeitura. Cada uma usaria o próprio dinheiro, sob orientação dos monitores, para já começarem a ter noção de como administrar a futura vida financeira.

Acompanhados durante todo o tempo no aeroporto, pelo prefeito Jeová e pela primeira-dama Elba Barbosa Moreira, as crianças conheceram a sala de controle do aeroporto, a sala VIP e de embarque. A expectativa foi grande até que a aeronave pousou em Araxá e foi aplaudida pela criançada. E para aumentar ainda mais a alegria da garotada, a equipe da Trip cuidou de cada detalhe.

O destaque ficou para o fato de o piloto, comandante Antônio, ter descido da aeronave e se dirigido até a sala de embarque para dar as boas-vindas à garotada e anunciar que dentro do avião uma surpresa os aguardava. Lanches, refrigerantes e outras guloseimas foram servidos a todos os “importantes passageiros”.

O grupo chegou a Araxá no final da tarde de sexta-feira, de ônibus, com mil estórias para contar. De acordo com o prefeito, já ficou acertado com a Tripp que todas as quintas-feiras 20 crianças farão a mesma viagem.

“Ficamos surpresos com os resultados deste projeto. Nossa intenção era oferecer às crianças carentes da cidade, que talvez nunca voassem em um avião como esse. Mas a coisa tomou grandes proporções. Como os critérios de escolha foram apontados para a educação, como o comportamento, aproveitamento em sala de aula, as notas, assiduidade, dentre outros itens. Já recebemos informações de professores, dando conta que grande número de crianças já melhorou muito nas escolas, pois querem ser escolhidos para viajar nesse programa”, destaca o prefeito.

“Além desse ponto positivo, que já nos alegrou muito, vem também o crescimento pessoal destas crianças, que começarão a conhecer o mundo de uma forma diferente, com oportunidades iguais a outras de maior poder aquisitivo. A alegria deles, a expectativa para entrar no avião e a satisfação de todos os pais que se encontravam no aeroporto nos deixou muito felizes e com a certeza de que estamos no caminho certo”, acrescenta Jeová.

O programa Além do Horizonte – Araxá na Rota das Descobertas será realizado, inicialmente, por tempo indeterminado, com grupos de 20 crianças partindo todas as quintas-feiras para Uberaba. Fatores que facilitaram a realização do projeto: o baixo custo da passagem aérea da Trip para Uberaba, à noite, no valor de R$ 29,90; parceria da prefeitura, objetivando investir nas crianças e a estrutura moderna e funcional do aeroporto de Araxá, coordenado por Fabiano Cota.

Na semana que vem o grupo de “crianças desbravadoras”, juntamente com seus pais serão convidados a deslocarem até o gabinete do prefeito Jeová para falarem sobre a grande experiência.

Notícias relacionadas