Super banner

Aluno do Uniaraxá fica entre primeiros colocados no 17º Congresso Nacional de Iniciação Científica

Aluno do Uniaraxá fica entre primeiros colocados no 17º Congresso Nacional de Iniciação Científica
Ano letivo sendo concluído e os alunos do Uniaraxá conquistando reconhecimento em nível nacional. A mais recente conquista é do aluno Jorge Ferreira Lima Neto, do 4º período do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, que ficou em 6º lugar, entre os mais de 2,4 mil trabalhos apresentados na categoria Trabalho Concluído na área de Ciências Biológicas, durante o 17º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC) realizado em São Paulo nos dias 24 e 25 de novembro. Ao todo, 18 alunos dos cursos de Administração, Agronomia, Educação Física, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil e Fisioterapia, tiveram seus trabalhos aprovados para o Congresso.
No trabalho, o aluno realizou levantamento das espécies de aves e mamíferos que ocorrem no Córrego Feio, manancial do município de Araxá, com ênfase nas espécies ameaçadas e engenheiros de ecossistemas. O trabalho aponta para a importância desta e de outras áreas similares na conservação da biodiversidade regional, na prestação de serviços ambientais como a manutenção da qualidade e quantidade dos recursos hídricos e do equilíbrio ambiental.
O coordenador adjunto de Pesquisa, Carlos Henrique de Freitas, destaca a importância do Programa de Iniciação Científica, para o desenvolvimento acadêmico e profissional do aluno. “É uma experiência ímpar e magnífica, pois permite ao aluno a descoberta do mundo da Ciência e suas diversas características. É quando ele percebe que tem o poder de empreender e dedicar-se a pesquisa como o fazem os grandes cientistas e, para além, poder ser responsável por produzir um conhecimento novo para ele ou para os outros e que pode transformar a sociedade”, afirma. Segundo ele, depois que o aluno vivencia integralmente a Iniciação Científica, torna-se um pesquisador que pode seguir carreira acadêmica, tendo maiores chances de entrar em cursos de mestrado e doutorado ou mestrado profissionalizante nas diversas universidades do Brasil e até mesmo fora do país.
Aluno dedicado, Jorge afirma que ao longo do desenvolvimento do projeto de Iniciação Científica, encontrou muitos desafios, mas vencê-los o tornaram crítico e com a escrita científica apurada. “Além disso, muitas das dúvidas sobre a graduação e estar no caminho certo foram sanadas. A participação em eventos como o CONIC é uma oportunidade excelente de realizar intercâmbio com outros pesquisadores iniciantes e ter encorajamento para continuar, através da Ciência, na busca por um mundo melhor e mais justo”, completa.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *