Super banner

Alunos homenageiam centenário de Calmon Barreto nesta sexta

Alunos homenageiam centenário de Calmon Barreto nesta sexta

Nascido em Araxá, Calmon Barreto foi responsável por divulgar a cultura brasileira em vários países do mundo. Em 1996, foi criado na cidade um museu para abrigar as obras do artista. Em 2009, ele completaria 100 anos de vida com uma trajetória marcada por sensibilidade e beleza, digna dos grandes nomes da arte mundial.

Devido ao sucesso do artista, os alunos do TIM ArtEducAção apresentarão uma mostra artística que terá como base a história e os trabalhos de Calmon. O espetáculo será realizado nesta sexta-feira (28), a partir das 19h30, no Centro Cultural do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Araxá, e contará com a participação de cerca de 200 crianças e adolescentes que integram as oficinas de contação de histórias, reciclagem, música, teatro e dança.

Alunos homenageiam centenário de Calmon Barreto nesta sexta 1

O diretor da TIM em Minas Gerais, Fernando Mota, destaca os resultados do programa e a representatividade que ele tem para a empresa. “O TIM ArtEducAção foi um dos primeiros projetos que a TIM participou ao iniciar suas atividades no estado. Sua continuidade e, principalmente, os resultados que traz a todos os envolvidos, mostra que acertamos ao apostar na escolha”, destaca.

Segundo a articuladora do programa em Araxá, Lídia Maria da Silva Pereira Guimarães, o tema da montagem será Uma noite no Museu: os 100 anos de Calmon Barreto.

“Esse espetáculo encerrará mais uma edição do programa no município. As obras de Calmon retratam muito do Cerrado de Araxá e das paisagens de Minas. Além disso, ele é um grande exemplo de lutas e conquistas para crianças e adolescentes que integram o projeto”, afirma.

O TIM ArtEdcuAção é realizado há três anos na cidade e a mostra deste ano encerrará a terceira edição do programa, que atende cerca de 300 jovens de escolas públicas. O projeto conta com parceria da Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa visa a mudança do cenário sociocultural dos participantes, por meio de atividades artísticas e culturais.

“O programa apresenta resultados comprovados e tem apontado melhorias significativas na vida de seus participantes e da comunidade envolvida. Os estudantes puderam reproduzir vários aspectos das obras de Calmon, o que resultou em uma interação pedagógica com o acervo cultural do município”, afirma a secretária municipal de Educação, Giovana Maria Mesquita de Paula Guimarães.

Serviço

Mostra final dos alunos do TIM ArtEducAção

Local: Centro Cultural do Sesc, rua Dr. Edmar Cunha, 150, Centro

Data: 28 de maio, às 19h30

Notícias relacionadas