Super banner

Alunos pintam painéis em referência a artistas e à Copa do Mundo

Alunos pintam painéis em referência a artistas e à Copa do Mundo

Arquivo/Escola

Alunos da Escola Estadual Armando Santos pintaram 26 painéis na fachada da instituição de ensino a partir das temáticas esportes, brinquedos e brincadeiras, inspirados nas obras do Romero Britto e Ivan Cruz, além de cartazes das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo 2014. A escolha pelo tema foi uma sugestão dos alunos das disciplinas Artes e Educação Física.

Criado em 2004, o projeto Arte Além do Muro, que deu origem às pinturas, está em sua 4ª edição e, a cada dois anos, capitaneados pelas professoras de Artes, os estudantes renovam os murais, onde criam suas próprias pinturas inspirados nas obras de renomados artistas.

“Faltou muro para tanta obra”, frisa a professora de Artes e Inglês Fernanda de Ávila Carneiro que, ao lado da também professora de Artes Valéria Patrícia Martins, coordenou essa edição do projeto. “Alunos de todas as 28 turmas foram envolvidos, mesmo os que não estudam mais Artes. Para participar não foi necessário ter conhecimento básico anterior e cada painel foi pintado por três a quatro alunos”, pontua.

Em sala de aula foram feitas pesquisas e observações de fotografias para que os estudantes pudessem perceber detalhes da linguagem visual, dimensões, textura, cores, formas, linhas, organização espacial e técnicas. “Todas as obras são criações dos estudantes, naturalmente foram dadas as referências, mas, a partir daí, fizeram suas próprias criações, primeiro em papel e lápis, depois selecionamos os 26 que compuseram o muro”, esclarece a professora.

Alunos protagonistas

Matteus Ribeiro Araújo, aluno do 3º ano do ensino médio, participou pela segunda vez. Com seu grupo, pintou quatro painéis. “Fizemos a arara, o pássaro calopsita, a chuteira e uma menina no trampolim. Da primeira vez que participei, eu estava no 9º ano do fundamental e achei bom, nunca tinha feito nada parecido. Agora no 3º ano quis repetir como uma despedida, para deixar minha marca na escola além de ser uma contribuição na lembrança das pessoas da cidade”.

Sobre o projeto

No primeiro ano as pinturas foram inspiradas nas obras de Tarsila do Amaral. A segunda, uma homenagem aos artistas araxaenses e a terceira inspirada na fauna e flora brasileiras.

Nesta edição, foram gastos tintas látex, pigmentos líquidos, pincéis e rolos de espuma, potes para mistura de tintas, solventes, lápis, papel e lixas de paredes, adquiridos com recursos do caixa escolar. Foram gastos três meses para remover as pinturas anteriores, lixar as superfícies e aplicar a pintura branca, sempre aguardando o tempo de secagem. Só a partir daí, os alunos puderam pintar os painéis no horário das aulas de Artes e, às vezes, no extraturno.

Os resultados pedagógicos agradaram. “Essa é uma ação da escola que virou referência na cidade, todos os alunos são estimulados, se envolvem, têm contato com o fazer artístico e ampliam seus os conhecimentos. A arte permite trabalhar a emoção, a humanização, a sensibilidade e com certeza sempre trará bons frutos. Nós já estamos colhendo”, conclui Fernanda.

Notícias relacionadas