Super banner
Super banner

Amar realiza mutirão de limpeza da Estrada Velha

Amar realiza mutirão de limpeza da Estrada Velha

Fotos: Divulgação/Amar

A Associação de Montanhismo de Araxá e Região (Amar) realizou, neste domingo (22), um mutirão de limpeza na Estrada Velha do Barreiro em comemoração ao centenário do caminho e ponto turístico. A estrada foi construída em 1915 e recebeu revestimento em pedra em 1950.

Os membros da Amar também coletaram assinaturas da população para solicitar o tombamento histórico do local. Segundo o presidente da associação, Henrique Matos, mais importante que o tombamento é a conscientização dos moradores e a preservação da estrada. “O ato de preservar vai além do tombamento. A preservação é o primordial. Do que vale um bem tombado se não preservado?”, destaca Henrique.

Durante o mutirão, uma grande quantidade de lixo foi encontrada pelo caminho. A Estrada Velha tem 2,8 km de extensão e sua história se mistura com o início da vocação turística do município. Há 100 anos, moradores e turistas que visitavam a cidade em busca das águas medicinais utilizavam o caminho para o acesso a casas de banho do Barreiro.

Na internet, a Amar realiza uma petição para o “Tombamento da antiga estrada do barreiro em Araxá”.

Notícias relacionadas