Super banner

Ampliação do estacionamento rotativo inicia em outubro

Ampliação do estacionamento rotativo inicia em outubro

Após sete anos sem expansão, além do congelamento da taxa e aumento da frota de veículos, o número de vagas do estacionamento rotativo (Zona Azul) em Araxá será ampliado de 377 para 820, prevê o gerente administrativo Antônio Carlos Machado da Graça. A medida foi autorizada pela Prefeitura de Araxá e será executada em ruas, praças e avenidas da área central que não possuem o serviço.

Com isso, está prevista a contratação, treinamento e aulas de informações turísticas de mais de 60 adolescentes do Programa para a Criança e o Adolescente (PCA) – 16 a 18 anos – para trabalhar na Zona Azul.

Segundo Antônio Carlos, a ampliação vai acontecer gradativamente, sendo dividida em quatro etapas. A primeira etapa inclui as ruas Calimério Guimarães e Almeida Campos e restante da praça Governador Valadares e será implantada a partir de outubro próximo.

A segunda compreende os dois primeiros quarteirões da avenida Getúlio Vargas – cruzamento com a avenida Imbiara – , os dois lados da praça São Domingos e rua Capitão Izidro e está programada para iniciar o funcionamento no dia 1º de dezembro que vem.

A terceira etapa que será implantada em fevereiro de 2010 e inclui a avenida Vereador João Senna e as ruas Capitão José Porfírio, Cassiano Lemos e Santos Dumont.

A última etapa compreende o primeiro quarteirão da rua Padre Anchieta e a rua Alexandre Gondim e começa a ser cobrado o estacionamento a partir do dia 1º de abril de 2010.

“Também temos que nos preparar, a prefeitura tem que fazer a sinalização das ruas, temos que medir o impacto da ampliação com os usuários e treinar os agentes que serão contratados. Hoje, temos 377 vagas de estacionamento e a previsão é que este número chegue a 820 vagas. Vai mais que dobrar a área de atuação do rotativo”, destaca o gerente.

Ele explica que 80% da arrecadação liquida do estacionamento vai para a Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência de Araxá (Fada) e 20% para o PCA.

“O estacionamento rotativo tem todo um caráter social. Além de continuar contribuindo para a manutenção de projetos da Fada, a ampliação vai proporcionar que 110 adolescentes sejam contratados, atualmente são 52, e tenham a oportunidade do primeiro emprego”, diz

“Eles têm todo um amparo social, pois também encaminhamos para tratamentos médicos, odontológicos e psicológicos. Muitos sem daqui para um emprego melhor, ou seja, é uma oportunidade deles mudarem de vida”, ressalta.

Pesquisa

Segundo Antônio Carlos, antes da decisão do prefeito Jeová Moreira da Costa em autorizar a ampliação, foi realizada uma pesquisa junto à população. Ele diz que 191 pessoas foram questionadas se concordavam ou não com a expansão do rotativo, sendo 75% dos entrevistados comerciantes e 25% residências. O resultado que tivemos foi a favor da expansão, 68% dos entrevistados concordaram e 32% não.

O principal problema apontado pelos comerciantes é a falta de vagas para estacionar no Centro.

Taxa

O gerente diz que a taxa paga pelo estacionamento não será alterada até o próximo ano. “O sistema funciona das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 9h às 12h, com um custo de R$ 1 por hora”, esclarece Antônio Carlos. Como é uma lei municipal, o motorista que não pagar o rotativo está sujeito à multa e perda de três pontos na carteira.

Notícias relacionadas