Super banner

Ano letivo de 2012 começa na rede estadual de ensino

Ano letivo de 2012 começa na rede estadual de ensino

Agência Minas

Começou nesta segunda-feira (6) o ano letivo de 2012 para mais de 90% das 3.779 escolas da rede estadual de ensino. Cerca de 2,4 milhões de estudantes de todas as regiões do Estado se preparam para retomar os estudos e os compromissos com os livros, pesquisas e bibliotecas e, principalmente, com os professores.

De acordo com a subsecretária de Educação Básica, Raquel Elizabete, as fortes chuvas que caíram sobre Minas Gerais no início deste ano foram motivo de preocupação para o início do ano letivo.

“Os estragos, em todo o Estado, foram grandes, mas a Secretaria de Estado de Educação articulou um esquema especial para fazer reparos e obras de emergências nas unidades escolares atingidas pelas fortes chuvas”, destaca Raquel Elizabete. Ao todo, foram liberados R$ 947 mil adicionais para 13 escolas.

A subsecretária está otimista. Para ela, o ano de 2012 já começa com grandes desafios. “Logo no primeiro semestre, os estudantes terão a oportunidade de conferir os resultados obtidos no Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb)”, informa Raquel Elizabete.

Em 2011, foi aplicado R$ 1,9 milhão de provas no Estado e a previsão é que os resultados sejam divulgados em março. O Proeb avalia os níveis de conhecimento dos estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, em Português e Matemática.

A expectativa é de que os resultados do Proeb sigam a tendência de crescimento observada nos últimos números do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), divulgados no ano passado.

Os resultados do Proalfa 2011 apontaram que 88,9% dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental no Estado sabem ler, escrever e interpretar em um nível considerado recomendável de acordo com padrões internacionais. “Em 2006, quando o Proalfa foi aplicado pela primeira vez, esse índice era de 48,6%”, lembra a subsecretária. As provas da próxima edição do Proalfa estão prevista para o segundo semestre.

Alunos campeões

O mês de reinício do ano letivo de 2012 marca também a divulgação dos resultados da última Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As provas, realizadas em agosto e novembro de 2011, envolveram alunos de todos os 853 municípios mineiros e esses jovens estão na expectativa dos próximos resultados. Minas foi o primeiro Estado em número de medalhas de ouro nas últimas quatro edições da competição, cujos resultados já foram divulgados. As inscrições para a 8ª edição da Obmep devem acontecer logo no início do ano letivo.

Para quem começa o 3º ano do ensino médio este ano, o foco certamente será o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame é porta de entrada para as principais universidades do país. Os estudantes da rede pública estadual deram exemplo, em 2011, de como o esforço na escola pode recompensar. No último vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de acordo com a Comissão Permanente do Vestibular da Universidade, 32% dos aprovados são estudantes da rede estadual de ensino.

“Temos conquistado um índice de aprovação em vestibulares, em todo o Estado, muito significativo, e o resultado alcançado na UFMG, a maior universidade de Minas Gerais, reflete a permanente melhoria de qualidade de nossa educação. Alunos, professores, pais e técnicos, enfim, todo o sistema, estão fazendo um ótimo trabalho”, destaca Raquel Elizabete.

A subsecretária lembra ainda que 2012 será um ano decisivo para o Ensino Médio na rede estadual. A partir desta segunda-feira começa o projeto “Reinventando o Ensino Médio”, realizado como projeto piloto em 11 escolas da região Norte da capital. Novas opções de formação começarão a ser oferecidas aos 6 mil alunos dessas escolas, com foco em Comunicação Aplicada, Tecnologia da Informação e Turismo”, explica. “Nossa expectativa é tornar o ensino médio mais instigante, desafiador”, completa Raquel Elizabete.

Nos esportes, os estudantes da rede estadual terão a oportunidade de participar dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg).  Em 2011, alunos de mais de 20 escolas da rede estadual de ensino foram classificados para participar da etapa nacional dos Jogos Escolares. Está prevista para fevereiro a divulgação das sedes dos jogos em 2012.

Reposição de aulas

Do total de 3.779 escolas estaduais, 271 unidades escolares continuam a reposição das aulas e vão dar início ao calendário letivo após o dia 6 de fevereiro. As escolas que fizerem a reposição em fevereiro e março devem dar, ao fim da reposição, ao menos uma semana de recesso antes do início do ano letivo de 2012.

Com Agência Minas

Notícias relacionadas