Super banner

Aposentadoria em 30 minutos faz movimento crescer em 50% em Araxá

Aposentadoria em 30 minutos faz movimento crescer em 50% em Araxá

Bastou a liberação da aposentadoria de trabalhadores urbanos em meia-hora ser anunciada, para que o movimento na agência de Araxá aumentasse consideravelmente. Desde ontem (5), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estará apto a conceder aposentadoria por idade dentro desse prazo.

De acordo com a chefe do setor de benefício em Araxá, Rosilene Teixeira de Araújo, basta o interessado agendar sua consulta e levar a carteira de identidade, desde que os dados sobre a contribuição estejam no sistema. Caso contrário, a pessoa deverá apresentar toda a documentação necessária.

O problema, segundo Rosilene, é que muitas pessoas estão procurando a agência apenas com a identidade, acreditando que mesmo sem contribuir com o INSS vão se aposentar. “O movimento cresceu 50% só nesses dois dias, mas sem a contribuição na base de dados não tem como as pessoas se aposentarem”, diz. 

De acordo com o Ministério da Previdência Social, quando o trabalhador requerer a aposentadoria por idade, o servidor do INSS emitirá um extrato com todas as informações de sua vida laboral que constarem do cadastro.

Todas as contribuições e vínculos empregatícios serão considerados para o cálculo do benefício. Se o trabalhador notar a existência de lacunas no seu cadastro, poderá solicitar a inclusão de dados, mas terá que comprovar sua legalidade por meio de documentos.

A análise de benefícios levará em consideração os dados referentes a vínculos e contribuições existentes no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Notícias relacionadas