Super banner
Super banner

Aracely destaca novo PAM e viadutos durante audiência pública na Câmara

Aracely destaca novo PAM e viadutos durante audiência pública na Câmara

Aracely destaca novo PAM e viadutos durante audiência pública na Câmara 1

O prefeito Aracely de Paula, acompanhado por todo o secretariado e demais membros da equipe de governo, promoveu sua primeira audiência pública desde que assumiu a Prefeitura de Araxá, nesta terça-feira (3), na Câmara de Vereadores. Todos os parlamentares estiveram presentes, além de segmentos organizados e comunidade em geral que lotaram o plenário.

“O nosso dever é dar uma satisfação à sociedade, à comunidade como um todo, aos vereadores, aqueles que acreditam realmente em Araxá naquilo que a gente faz. O trabalho dos primeiros dias geralmente é silencioso, é um trabalho de levantamentos, é um trabalho de conhecimento, então, isso, às vezes, gera uma expectativa do que está fazendo, do que está planejando”, destacou o prefeito durante a abertura.

Na pauta, um balanço dos 80 primeiros dias do novo governo, com destaque da minirreforma administrativa, ações que foram implantadas e reestruturadas logo nos primeiros dias de gestão, principalmente serviços urbanos e saúde, ações de todas as secretarias e órgãos da Administração Indireta (implantados e em andamento), e projetos futuros prioritários.

NOVO PAM E VIADUTOS

Destaques para a implantação do novo Pronto Atendimento Municipal (PAM) com área já prevista – na avenida João Paulo II, próximo ao Centro de Atendimento à Criança (CAC) – e três viadutos que vão proporcionar melhorias pontuais no sistema viário da cidade – rotatórias entre as avenidas João Paulo II e Vereador João Sena/Amazonas, rua Uberaba e avenida João Paulo II e avenidas Wilson Borges e Capitão Belarmino de Paula Machado (popular Tobogã).

O prefeito destacou que esses projetos estão contando com a parceria da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), mineradora que Aracely fez questão de ressalta que é sempre participativa em ações de crescimento e desenvolvimento nos mais variados setores do Município.

Aracely destaca novo PAM e viadutos durante audiência pública na Câmara 2

Em relação ao novo PAM, o prefeito relatou que a CBMM imediatamente disponibilizou recursos para a sua construção. O projeto a ser implantado em Araxá é padrão do Ministério da Saúde e contempla uma Unidade de Pronto Atendimento nível 3 qualificado, com capacidade de 13 a 20 leitos de observação e 450 atendimentos por dia.

“Vamos surpreender porque para esse Pronto Atendimento Araxá teria direito ao tipo 2, pedimos maior, nós queremos construir o (nível) 3 justamente para que ele possa ser ampliado e sempre melhorado para atender a população, então, quanto a isso, está superada a questão”, relatou o prefeito.

Aracely destaca novo PAM e viadutos durante audiência pública na Câmara 3

Já sobre em relação aos três viadutos, o projeto contempla base estrutural com liga de ferronióbio, minério este extraído pela CBMM e presente em diversos setores nacionais e internacionais de tecnologia, agregando valor ao produto. O prefeito exemplificou que o nióbio está presente no viaduto mais alto do mundo, situado em Millau, na França, com 2,46 km de extensão, um dos mais belos cartões postais daquele país.

Aracely reiterou que os projetos dos três viadutos estão orçados em R$ 700 mil e suas elaborações foram solicitadas à CBMM, que, inclusive, se prontificou a custear a construção do primeiro viaduto.

“Quanto aos viadutos, nós sugerimos e a CBMM acatou a ideia de que deveríamos ter um referencial, de ter novos pontos de riqueza no Município que é justamente o nióbio, e contemplasse realmente essa condição de ajudar na mobilidade urbana. Como ela detêm a tecnologia, a gente pediu que fornecesse o produto e se prontificou a isso. Ela tem projetos com ferronióbio do mundo inteiro , nos mais evoluídos países do mundo. A CBMM gostou da ideia, temos projetos e pode ter certeza que os viadutos vão sair”, ressaltou o prefeito.

PARCERIA COM A CÂMARA CÂMARA

Ao final da audiência, o prefeito Aracely agradeceu a recepção e apoio da Câmara Municipal para a promoção da audiência. “Procuramos fazer uma reunião com público maior para até dar essa satisfação e explicação. Acho que tudo aquilo que a gente mostrou é fruto de muito trabalho, de muita busca e muita confiança naquilo que pode ser feito, e vai ser feito em Araxá. Então, a gente tinha que passar para população esse posicionamento até para que ela continue acreditando que Araxá vai melhorar a cada dia”, destacou.

MODERNIZAÇÃO DA MÀQUINA

Minirreforma Administrativa

Desmembramento de Secretarias, instalações da Procuradoria-Geral e Controladoria-Geral, reformulação do IPDSA, criação de Assessorias Especiais Médicas na área de Saúde, revisão do Estatuto do Servidor, elaboração do Plano de Carreira.

ARRUMANDO A CASA

Secretaria Especial de Gabinete

Reestruturação do Gabinete do Prefeito, apoio administrativo, articulação com a comunidade interna e externa, relacionamento com instituições públicas e privadas, transferência das secretarias para o Centro Administrativo, adequação do espaço físico, instalação de Secretarias Especiais e Assessorias junto ao Gabinete, planejamento, adequação das atividades conforme Proposta Orçamentária, adequação entre cargo e função do servidor.

LEGALIDADE E TRANSPARÊNCIA

Procuradoria-Geral

Reestruturação da Assessoria Jurídica, otimização do atendimento, análise e avaliação do passivo judicial, advocacia preventiva e auditoria em processos licitatórios.

Demais ações

Contratação de auditoria externa, realização de audiências públicas segmentadas, Ouvidoria Pública Interna e Externa, criação da Ouvidoria do SUS.

Comunicação Integrada

– Interface da Administração – público Interno e público Externo

– Comunicação Direta – Programa Prefeito, assessoria aos secretários e divulgação institucional.

– Comunicação Positiva – imprensa, comunidade e instituições.

CUIDANDO DA CIDADE

Setor Urbano

Capina, poda e limpeza, coleta de lixo, otimização do Aterro Sanitário, recapeamento, recuperação da frota, tapa-buracos, manutenção e ampliação do Cemitério São João Batista e manutenção geral do Sistema de Iluminação Pública.

Setor Rural

– Cascalhamento de estradas vicinais, manutenção do esgotamento de águas pluviais, terraplanagem de terreiros de café, recuperação e manutenção de equipamentos, reformas de pontes, construção de cercas, legalização do Frigorífico Municipal e ações junto à Fazenda da Epamig.

– Projetos: Queijo Minas, Calcário e Silos.

PROPOSTAS EM ANDAMENTO

Fomentando o Desenvolvimento

– Criação do CAMI (Microempresas e microempreendedores) – Plano de Negócios, abertura de financiamentos e parcerias.

– Distrito Industrial – Serviços de Manutenção, expansão e geração de novas empresas.

– Polos – Universitário/UFTM, Tecnologia/incubadoras de empresas

– Programa 1ª Chance

Esportes Amador e Rural

Reforma a manutenção dos campos de futebol, parceria com a LAD, Ruralão do Sesquicentenário e apoio aos times amadores.

Esportes Especializados

Escolinhas, reforma dos ginásios, Esporte e Saúde na Praça, Bom de Escola, Bom de Tênis, Olimpíada Sesquicentenário e Bairro x Bairro.

Fundação da Criança e do Adolescente

– Cerad – Acompanhamento do processo de estadualização.

– Concurso Público – Regularização.

– Recursos e Parcerias – FIA, Governos Estadual e Federal e Iniciativa Privada.

Fundação Cultural Calmon Barreto

– Memoriais – Reestruturação do Museu da Imagem e do Som, manutenção dos museus, manutenção do Memorial de Araxá.

– Escola de Música – Reestruturação do funcionamento e apoio aos alunos.

– Teatro Municipal e Cine Teatro Brasil.

Turismo e Eventos

– Réveillon Novos Tempos.

– Carnaval 2015.

– Participação na 12ª Copa Internacional de Mountain Bike.

– Revitalização do Parque do Cristo (parceria com a Secretaria de Obras Públicas e Mobilidade Urbana).

Segurança e Cidadania

– Ações executadas – Vinculação da Asttran e dos serviços do Aeroporto Municipal com a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania.

– Ações garantidas – Implantação de videomonitoramento urbano, implantação da Guarda Municipal, Segurança Porta de Escola e Campanhas Educativas.

RESPEITO AO CIDADÃO

Ação e Promoção Social

Ações executadas – Recadastramento Bolsa Família, cadastramento de 61 entidades junto ao CNAS

– Plano de Ação – Revisão geral e recadastramento de 4 mil famílias do Programa Minha Casa, Minha Vida, cursos profissionalizantes (jovens e adultos), reativação dos Centros de Convivência e reativação do ProJovem.

Educação

­– Recursos Humanos – Reestruturação do quadro de profissionais.

– Rede Física – Construção de novas unidades e reforma e manutenção permanente.

– Direito Garantido – Educação Inclusiva e Escola em Tempo Integral.

Saúde

 Medidas Importantes – Criação de três Assessorias Médicas: Urgência, Emergência e Internações; Atenção Primária, Média e Alta Complexidade; Saúde da Criança, da Mulher e do Adulto/Idoso.

– Construção – Unidade de Pronto Atendimento de nível 3 qualificada (UPA), Uninoroeste para atender os bairros Max Neumann I e II, Jardim América e Residencial Girassol.

– Reformas – Unidades Básicas de Saúde – Unisa, Unisul, Unileste, Uninorte e Posto de Saúde do Distrito de Itaipu.

– Implantações – Quatro Unidades Farmácia de Minas, término das obras de instalação da Uninordeste, PSFs Ana Antônia e Orozino Teixeira.

– Adequação do orçamento da saúde à nova gestão.

– Plenificação da gestão de saúde.

– Revisão do Plano Municipal de Saúde 2014/2017.

MARCANDO HISTÓRIA – NOVOS TEMPOS

Revitalização do Parque do Cristo.

– Conclusão das obras de recuperação da Avenida Senador Montandon.

– Abertura das ruas Calimério Guimarães e Dom José Gaspar na avenida Antônio Carlos.

– Programa de Reforma de Escolas Municipais

– Desenvolvimento de Projetos para a implantação do Anel Leste (ligando a BR-146 à MG-428) e Anel Oeste (ligando a BR-262 à MG-428).

– Construção de quatro unidades Farmácia de Minas.

– Reforma de Unidades de Saúde Municipais.

– Conclusão da Uninordeste (bairro Ana Antônia).

– Construção da Uninoroeste (atendimento aos bairros Max Neumann I e II, Jardim América e Residencial Girassol).

– Revitalização de Praças e Jardins.

– Canalização do Córrego da Galinha.

– Canalização do Córrego Grande (continuidade da avenida Rosalvo Santos.

– Reforma dos ginásios poliesportivos.

– Construção de viadutos (Verador João Sena/Amazonas x João Paulo II; Uberaba x João Paulo II; Capitão Berlamino de Paula Machado x Wilson Borges).

Notícias relacionadas