Super banner

Araxá abre a 20ª Copa Internacional Mountain Bike

Araxá abre a 20ª Copa Internacional Mountain Bike

Foto: Divulgação

Etapa inédita da 20ª Copa Internacional Levorin acontecerá em Araxá, entre os dias 6 e 8 de março, será a primeira nas Américas com classificação SHC ou Hors Class, atribuída pela União Ciclística Internacional (UCI), nível logo abaixo das etapas da Copa do Mundo. Ao subir de categoria, a prova eleva de 120 para 160 os pontos concedidos aos campeões da elite.

Rogério Bernardes, organizador da CIMTB, destacou que existem apenas outras três provas no mundo com a mesma pontuação de Araxá e que este será o maior desafio em 20 anos de trabalho: “A realização da primeira etapa SHC na história do ciclismo no País e nas Américas exigirá responsabilidade muito grande”.

Ainda segundo Rogério atletas da Argentina, Chile, Equador, México e Suíça já confirmaram presença e que aguarda a confirmação de ciclistas da Holanda, Portugal, Eslováquia, Estados Unidos e Canadá visto que os pontos são decisivos para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Serão três dias de provas para a Super Elite Masculina e Feminina (elite e sub-23). “Na sexta-feira abriremos com o Contrarrelógio (XCT), no sábado teremos o Short Track (XCC – pista curta) e o Cross Country Olímpico (XCO) será no domingo. Teremos uma premiação por dia e uma premiação final para os atletas que somarem o menor tempo acumulado nos três dias”, finaliza o organizador.

A etapa de Araxá é diferenciada em função da estrutura oferecida pelo Tauá Grande Hotel.

A competição soma pontos no ranking estadual e brasileiro, contemplando a parceria entre a Federação Mineira e a Confederação Brasileira de Ciclismo, além de somar 160 pontos para os campeões da elite no ranking mundial da UCI (União Ciclística Internacional).

A temporada contará com mais duas etapas: a intermediária em São João del-Rei  com o Cross Country Olímpico (de 15 a 17 de maio) e Congonhas com a Maratona (XCM) (entre 6 a 8 de novembro).

Notícias relacionadas