Super banner
Super banner

Araxá comemora a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Araxá comemora a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Da Redação – Em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB) que acontece desta segunda-feira (25) até sexta-feira (29), a Biblioteca Pública Municipal Viriato Corrêa realiza uma série de atividades de incentivo à leitura. Durante toda o período, visitas de alunos do ensino fundamental das escolas da cidade, exposições, minicursos e palestras estão sendo realizadas na biblioteca municipal.

As ações desenvolvidas têm como principal objetivo incentivar o gosto pela leitura, pelas manifestações artísticas e culturais como instrumento de inserção social, visando atingir, especialmente, alunos de escolas públicas da comunidade, onde a grande maioria delas não tem biblioteca e as condições sociais de grande parte dos alunos dificultam essas vivências.

Quando se possibilita somar ao acesso à leitura, o acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais, contribui-se para a construção de saberes, liberdade de escolhas, discernimento e dignidade humana, fundamentais na transformação social e exercício da cidadania.

A diretora da Biblioteca Pública Municipal, Maria Amália de Oliveira, diz que as comemorações da SNLB é uma forma de mostrar a comunidade que a biblioteca é um espaço aberto a todos.

“Atualmente, temos uma biblioteca de referência, polo na região do Alto Paranaíba. Um espaço moderno, com acesso à internet, diversos suportes de informações, um acervo com mais de 30 mil livros disponíveis para os leitores. Recebemos cerca de 100 pessoas diariamente na biblioteca e queremos ampliar este número, queremos a nossa biblioteca com mais pessoas, com um número maior de empréstimos. A nossa média anual de empréstimos é de 20 mil livros, o que mostra que a nossa cidade possui uma população leitora”, destaca.

De acordo com ela, a principal atividade desenvolvida nesta semana é a palestra da jornalista do Estado de Minas e escritora, Patrícia Espírito Santo – projeto Sempre Um Papo e Circuito CBMM de Cultura. “Vamos receber a autora do livro “O Lado Obscuro e Tentador do Sexo” que vai ter um encontro com os leitores. A obra é um convite a reflexão sobre as normas de conduta que regem a sexualidade e seus desvios. Essas palestras, com escritores que gostamos, é um importante incentivo à leitura”, ressalta a diretora.

Biblioteca Polo do Alto Paranaíba

Ao longo dos últimos anos, a Biblioteca Pública Municipal de Araxá se tornou uma biblioteca polo da região do Alto Paranaíba, com foco no desenvolvimento cultural e social. Para efetivar essa grande conquista, fruto de um processo de trabalho coletivo entre os profissionais da informação e a comunidade, foi necessária a dotação de recursos de forma a possibilitar a inovação dos serviços, assim como a sustentação e desenvolvimento dos mesmos para o atendimento das necessidades de informação da população local e regional.

Na atualidade, é imprescindível que a biblioteca acompanhe o crescimento acelerado da produção científica e literária, atualizando o seu acervo e oferecendo aos usuários meios mais dinâmicos e eficazes de acesso à informação através do uso das novas tecnologias de informação. E, como resultado de todo esse trabalho, a Biblioteca Pública Municipal de Araxá foi elevada à condição de Biblioteca Polo do Alto Paranaíba, categoria ocupada por apenas três bibliotecas no Estado de Minas Gerais.

Editoria de Cultura do Diário de Araxá

Araxá comemora a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 1

Notícias relacionadas