Super banner
Super banner

Araxá Convention participa de Encontro Latino-Americano na Argentina

O II Encontro Latino-Americano de Convention Bureaux aconteceu com muito sucesso, em Rosario, na Argentina, nos últimos dias nove e dez de setembro. O Araxá Convention & Visitors Bureau (ACVB) esteve representado por seu vice-presidente, o empresário Jaime Sánchez, a convite da secretaria de Estado de Turismo e da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux.

Este evento teve como objetivo principal gerar um contato permanente entre instituições do setor, possibilitando um crescimento sustentável do mercado de feiras e congressos na América Latina. De Minas Gerais estiveram presentes os CVBx de Belo Horizonte, Ouro Preto, Juiz de Fora, Uberlândia e Araxá.

Rosario é uma cidade argentina de 1 milhão e 100 mil habitantes, localizada na província de Santa Fe. O Encontro de CVBx realizou-se na Bolsa de Comércio local e contou com as presenças de presidentes e diretores executivos brasileiros desta fundação de turismo e de vários outros países do continente latino-americano.

As palestras ministradas por executivos de grande representatividade na área de turismo giraram em torno do papel fundamental desempenhado pelos CVBx na garantia do incremento ao turismo. Ressaltou-se a necessidade de criar uma rede deles uma vez que apenas 8% do total da riqueza gerada pelo turismo no mundo vêm para o destino América Latina. A intenção é alterar este quadro e, conforme expressou, na ocasião, o presidente da Confederação Brasileira de CVBx, João Luiz dos Santos Moreira, “as tendências são globais e as oportunidades são locais”.

O vice-presidente do ACVB, Jaime Sánchez, foi o porta-voz do trade turístico local, oferecendo brindes aos congressistas e farto material de divulgação da cidade, do Convention e suas empresas mantenedoras e do Circuito da Canastra. Em Rosario, Jaime recebeu cumprimentos pela visão estratégica do ACVB em participar de um evento tão significativo para a consolidação do turismo latino-americano.

Durante o I Encontro, o Brasil foi escolhido para sediar a segunda edição do evento em 2010. Três cidades brasileiras são candidatas: Goiânia, Cuiabá e Uberlândia. A importância desta escolha deve-se ao fato do país já exercer uma posição de liderança, pois há muito desenvolve o projeto de formação de uma rede competitiva de marketing de destinos turísticos. Para isso conta com um eficiente “Manual de Competitividade”, baseado na ética e nas boas práticas, e que visa à garantia da sustentabilidade e do crescimento do turismo na América Latina. Este Manual está sendo usado como suporte para as políticas de integração de todos os CVBx do país e da América do Sul.

Umas das ações definidas neste Encontro é que cada cidade deve criar um evento de importância mundial, cujos resultados apresentam caráter de grande transformação social e econômica. O vice-presidente do ACVB, Jaime, acredita que este será o melhor caminho para Araxá. Segundo o empresário, “o Convention & Visitors Bureau é a garantia de crescimento sustentável do turismo. Araxá deve ter como meta, para um futuro próximo, trazer um grande evento de projeção mundial. Algo ligado ao meio ambiente e ao aproveitamento sustentável das riquezas do subsolo. Eventos dessa magnitude promovem grandes mudanças positivas para a cidade”, finaliza Jaime Sánchez.

Notícias relacionadas