Super banner

Araxá é contemplada com micro-ônibus pelo Programa Respira Minas

Araxá é contemplada com micro-ônibus pelo Programa Respira Minas

Araxá é contemplada com micro-ônibus pelo Programa Respira Minas 1

O governador Alberto Pinto Coelho lançou, nesta quinta-feira (3/07), na Cidade Administrativa, o programa Respira Minas, que pretende reduzir o número de internações por doenças respiratórias e melhorar a qualidade de vida dos mineiros. A ação contemplou Araxá com um micro-ônibus.

Entrega de micro-ônibus

Durante a solenidade, Alberto Pinto Coelho entregou 56 micro-ônibus para o Sistema Estadual de Transporte de Saúde (Sets), beneficiando 1,8 milhão de pessoas em 43 municípios de várias regiões. O prefeito de Taiobeiras, Danilo Mendes, e o de Pirajuba, Rui Gomes, receberam as chaves dos veículos, simbolizando a entrega aos demais 41 municípios beneficiados.

O Governo de Minas investiu cerca de R$ 13,5 milhões para a aquisição dos veículos, que são equipados com ar condicionado, poltronas reclináveis, televisor e aparelho DVD e podem transportar até 26 pacientes.

De 2005 até o momento, o SETS beneficiou mais de 9,1 milhões de pessoas de 535 cidades mineiras. Em nove anos de projeto, os investimentos ultrapassaram R$ 126 milhões.

Alberto Pinto Coelho ressaltou que o ato é algo muito importante dentro do contexto das políticas públicas de saúde. “Temos, com essa entrega, uma frota de 596 micro-ônibus já em operação nas 61 regiões de saúde de nosso Estado. Portanto, é algo positivo que vem também para prestar um atendimento de qualidade à população mineira”, disse.

Novo modelo

O secretário José Geraldo de Oliveira Prado lembrou que os veículos vão atender as regiões do Norte, Central e Triângulo Mineiro. “Esse esforço, que estamos desenvolvendo em transporte em saúde, faz parte de um modelo novo que Minas Gerais vem implantando há algum tempo. Um modelo de criar condições para que as redes de saúde possam se interligar para que os serviços possam estar disponíveis,  concentrando as soluções em centros maiores, ganhando escala e condições de atender a todos de uma maneira mais coordenada”, afirmou.

Parte dos veículos vai atender a seis novas microrregiões Belo Horizonte/Nova Lima/Caeté, Ouro Preto, Vespasiano, Iturama/Frutal e Araxá. Cerca de 1,6 milhão de pessoas serão beneficiadas. Outra parte será usada para a renovação da frota da microrregião de Taiobeiras, beneficiando mais de 169 mil habitantes.

O SETS foi implantado em 2005, com o objetivo de organizar e integrar os municípios através de uma rede regional solidária e articulada. O Sistema busca assegurar um dos preceitos fundamentais do SUS, que é a garantia do acesso aos serviços de saúde por meio de transporte eficiente e humanizado.

Notícias relacionadas