Araxá é escolhida como microrregional da Rede de Urgência e Emergência do Triângulo Sul

Araxá é escolhida como microrregional da Rede de Urgência e Emergência do Triângulo Sul

DA REDAÇÃO – A microrregião de Araxá foi escolhida para contemplar a Rede de Urgência e Emergência da Região do Triângulo Sul, denominada como Samu Regional. A implantação da rede foi debatida em reunião no Centro Administrativo de Uberaba, com participação de representantes da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) e da Superintendência Regional de Saúde.

O Samu Regional abrangerá 27 municípios, divididos nas microrregiões de Araxá, Uberaba e Frutal/Iturama, que, juntas, concentram 750 mil habitantes. A Central Operativa será instalada em Uberaba.

Além das Unidades de Saúde Avançada (USAs), a iniciativa prevê a instalação de 19 Unidades de Saúde Básica (USBs), sendo três em Uberaba e uma nas demais cidades participantes.

A Unidade de Saúde Básica (USB) é utilizada em casos de urgência, quando é preciso o pronto atendimento, mas não há risco de morte iminente. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor socorrista e um técnico de enfermagem.

Já a Unidade de Saúde Avançada (USA) é acionada em casos de emergência, quando há necessidade de intervenção médica imediata. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor socorrista, um médico e um enfermeiro. Em ambos os casos, os resgates seguem o Protocolo de Suporte Básico de Vida. Todas as unidades são monitoradas, sendo possível conhecer a localização e a rota durante o deslocamento.

De acordo com o superintendente regional de Saúde, Iraci Neto, a rede contará com 24 ambulâncias já encomendadas via Estado, além do projeto Aeromédico, composto por seis helicópteros e dois aviões para cobrir todas as regiões mineiras.

Ele também destacou a formatação do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Sul (Cistrisul), que será gestor do Samu Regional. Os municípios já aderiram ao novo sistema que terá que ter o aval das respectivas Câmaras Municipais. Para tanto, a Amvale está disponibilizando seus consultores jurídicos.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Financiado pelos governos federal, estadual e municipal, tem como finalidade prestar socorro à população em casos de urgência e emergência. Com estrutura bem montada e profissionais altamente qualificados, o Samu-192 consegue reduzir sensivelmente o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil.

Notícias relacionadas