Super banner

Araxá forma 400 alunos pelo ProJovem Trabalhador

Araxá forma 400 alunos pelo ProJovem Trabalhador

Formatura ProJovem Trabalhador - Fotos: Raphael Rios

DA REDAÇÃO/RAPHAEL RIOS – As primeiras turmas da cidade do ProJovem Trabalhador se formaram nesta quarta-feira (12), em solenidade promovida no ginásio do Uniaraxá. O programa objetiva ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional, permitindo o seu reingresso no processo educacional, recebimento de qualificação profissional e acesso a ações de cidadania, inserção no mundo do trabalho, esporte, cultura e lazer.

Cerca de 15 mil jovens se qualificaram pelo programa em Minas Gerais neste ano. Em Araxá, foram 400 jovens entre 18 e 29 anos. Muitos deles já saíram das aulas de volta ao mercado de trabalho ou conquista do primeiro emprego.

A cerimônia de entrega dos diplomas contou com as presenças do prefeito Jeová Moreira da Costa; da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Marques; do secretário de Estado de Trabalho e Renda, Hélio Rabelo; do superintendente regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais, Valmar Gonçalves, que representa o ministro do Trabalho, Brizola Neto; e do professor Antônio Mauro Alves, diretor presidente da Ecofran, entidade responsável pela qualificação, professores, coordenadores, alunos e familiares.

Jeová disse, em seu pronunciamento, que o grande desafio de Araxá é construir pessoas. Ele destacou a importância do ProJovem para chegar a esse objetivo, uma vez que deu a oportunidade de aprendizado a tantos jovens.

O programa da secretaria de Estado de Trabalho e Emprego, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, prevê qualificar mais jovens em Araxá no ano que vem em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias. Segundo Alda Sandra, um planejamento está sendo feito para a montagem de novas turmas em 2013.

O recurso investido em Minas Gerais foi de R$ 27,8 milhões para ações de qualificação, gestão e apoio, e mais R$ 9 milhões para auxílio financeiro aos alunos.

Notícias relacionadas