Super banner
Super banner

Araxá inicia nova fase de vacinação contra a Influenza H1N1

Araxá inicia nova fase de vacinação contra a Influenza H1N1

Começou nesta quarta-feira (26) a nova etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Vírus Influenza H1N1. Crianças de 2 anos a menores de 5 anos podem ser vacinadas no Centro de Vacinação e nas Unidades de Saúde. A medida foi possível graças a um excedente de vacinas que foram adquiridas pelo Ministério da Saúde. Há quase dez milhões de crianças brasileiras nesta faixa etária que devem ser imunizadas com duas meias doses da vacina. Vinte e um dias após a primeira aplicação, as crianças devem ser levadas novamente aos postos para a segunda meia dose.

Quem pertence a grupos de risco de contágio do vírus e ainda não foi vacinado também terá uma nova oportunidade. Até o dia 2 de junho, todos os postos da cidade permanecerão com a campanha. Cerca de 61 milhões de brasileiros já foram vacinados, o que corresponde a 32% de toda a população.

Dos grupos de maior risco, 100% dos trabalhadores da área de saúde foram vacinados, assim como crianças de 6 meses a 2 anos. Os indígenas e pacientes com doenças crônicas, incluindo idosos, estão em 80%. Gestantes, em 68%. Cerca de 77% de adultos entre 20 e 29 anos foram vacinados e apenas 37% dos que estão entre 30 e 39 anos.

A coordenadora do Centro de Vacinação de Araxá, Kenia Souza, diz que houve um atraso de dois dias para o início da vacinação de crianças de 2 a 4 anos em Araxá. “Essa nova fase teve início nacionalmente na última segunda-feira (24), mas como tivemos atrasos em fases anteriores não tivemos como começar juntamente com a campanha nacional. Esta sexta etapa não estava programada, mas como crianças tem naturalmente uma imunidade baixa o Ministério da Saúde decidiu incluir essa faixa etária na campanha.”

De acordo com a coordenadora, esta será a última etapa da vacinação contra a gripe A. “Vamos vacinar as crianças de 2 a 4 anos até o próximo dia 12 de junho, quando vai se iniciar a primeira etapa da vacinação contra poliomielite. Além do público da sexta etapa, vamos continuar a vacinar idosos acima de 60 anos e jovens de 30 a 39 anos, esta a única faixa que ainda não atingimos a meta de vacinação que é de 80% da população”, destaca.

Segundo Kenia, a vacina contra a gripe A é muito importante. “Já tivemos dois casos suspeitos, mas foram negativos. Em 2009, tivemos muitos casos, inclusive de óbitos, e a expectativa é reduzir ao máximo esses números. Quem tiver receio ou qualquer dúvida procure o posto de saúde ou o médico para esclarecer e tomar sua vacina tranquilamente. Em Araxá, a vacinação gratuita acontece em todas as Unidades de Saúde e no Centro de Vacinação, das 7h às 17h”, afirma a coordenadora Kenia.

Notícias relacionadas