Super banner

Araxá já tem 56% do seu público alvo vacinado

Araxá já tem 56% do seu público alvo vacinado

Vacinação Araxá 2013

Da Redação/Caio Aureliano – O Ministério da Saúde decidiu por prorrogar a Campanha de Vacinação até o dia 10 de maio. Se terminasse nesta sexta-feira (26), o estado teria atingido apenas 46,77% da população alvo que são idosos, crianças, trabalhadores em saúde (que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza), gestantes, puérperas e indígenas. No Brasil, já foram vacinadas contra a gripe mais de 14 milhões de pessoas, que representa 47,6% do público.

De acordo com dados do Centro de Vacinação, 56% do público alvo já foi imunizado até essa segunda-feira. A coordenadora da campanha em Araxá, Tatiane Gomes Pereira Vilaça, diz que a adesão está sendo muito baixa. “A gente espera que a população procure mais. A população está um pouco receosa, mas nós aguardamos que todos procuram o Centro de Vacinação para está vacinando”, comenta a enfermeira.

“A nossa meta é atingir 80% da população. A vacinação é para 18.380, mas temos que atingir 80% desse número que é 14.704. A reação da vacina é rara, mas pode acontecer ter dor no braço no local da aplicação, pois, é uma injeção, pode acontecer ter um pouco de febre e qualquer dúvida se dirija até o Centro de Vacinação que orientamos o procedimento correto”, aborda Tatiane Gomes.

Tatiane relata que ainda tem tempo de você se prevenir. “Foi prorrogada até o dia 10 de maio para que a gente consiga atingir a população que não se vacinou e, assim alcançarmos a meta”.

Você pode se dirigir até as unidades de saúde – Unisul, Unileste, Uninorte, Unioeste e Unisa – até 12h30 e no Centro de Vacinação, das 8h até 16h30, para ser imunizado.

Sobre a Gripe

A Influenza ou Gripe A (H1N1) é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto a boca, aos olhos e ao nariz.

Os sintomas costumam ser parecidos com os do resfriado: comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, rinorreia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaleia. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente graves, pneumonia e morte.

Resultado atualizado de Araxá:

Comorbidades – Doenças Crônicas – 37% (1114 pessoas)

Meta: 2424 pessoas

Crianças de 6 meses a 2 anos – 61% (1109 pessoas)

Meta: 1466,4 pessoas

Trabalhadores de saúde – 83% (1142 pessoas)

Meta: 1098,4 pessoas

Gestantes – 55% (500 pessoas)

Meta: 733,6 pessoas

Puérperas – 78% (118 pessoas)

Meta: 120,8 pessoas

Idosos – 58% (6392 pessoas)

Meta: 8860,8 pessoas

Vacinados

Total: 56% do público alvo (10.375 pessoas)

População inserida na Campanha de Vacinação: 18.380 pessoas

Meta: atingir 80% do público alvo (14.704 pessoas)

Dados cedidos pelo Centro de Vacinação

Notícias relacionadas