Super banner
Super banner

Araxá lança livro “Queijo Araxá – O Pingo da Alma”.

Araxá lança livro  “Queijo Araxá – O Pingo da Alma”.

A Associação dos Produtores do Queijo Artesanal Araxá está lançando o livro “Queijo Araxá – O Pingo da Alma. O livro tem o patrocínio da CBMM, através do Governo Federal, Ministério da Cultura –  Lei de Incentivo a Cultura.

Este livro mistura a história e as estórias em torno do Queijo Minas Artesanal Araxá, no passado e no presente, deste queijo que é parte da cultura da região do Alto Paranaíba desde o início da sua colonização.

A região de Araxá é a maior bacia leiteira de Minas e possui onze municípios produtores de queijo: Araxá, Campos Altos, Conquista, Ibiá, Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha, Sacramento, Santa Juliana, Tapira e Uberaba.

Atualmente, estima-se que os municípios da microrregião de Araxá produzam mais de 1 milhão de litros de leite por dia, dos quais 40% são transformados em queijo. Hoje, o queijo Minas Artesanal Araxá é fonte de renda para cerca de 10 mil famílias, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e cultural de toda a região. São 24 produtores em toda a micro região.

Para o vice presidente da Associação Regional dos Produtores do Queijo Minas Artesanal Araxá, Calimério Antônio Guimarães a  importância deste  livro é relevante pois além de resgatar a história do “Queijo Araxá”, será um veículo de divulgação deste produto valorizando os produtores e a região.

“Estamos trabalhando com o processo de Indicação Geográfica (IG) que além de mostrar a tradição do “saber fazer” e ressaltar a notoriedade do nosso queijo como produto único, garantirá a origem  desta iguaria promovendo a região, agregando valor ao produto, melhorando a renda dos produtores e quem sabe em um futuro próximo o Museu do Queijo”, enfatiza Calimério.

A produção do livro acontece através de projeto proposto pela Fundação Cultural ACIA e conta, ainda,  com a coordenação dos profissionais da Neo Comunicação.

O lançamento do livro Queijo Araxá – O Pingo da Alma está previsto para o final de dezembro.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x