Super banner

Araxá não deve ultrapassar a marca de 92 mil habitantes, diz IBGE

Araxá não deve ultrapassar a marca de 92 mil habitantes, diz IBGE

Araxá não deve alcançar a estimativa populacional de 2009 que apontou um aumento de 5.155 habitantes em relação à última previsão, em 2007, que indicou 87.772 pessoas. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, mesmo com 85% da população recenseada, o município ainda não alcançou a marca de 80 mil habitantes. Até o momento, os questionários respondidos apontam uma população local de 79 mil pessoas, com 24.448 domicílios ocupados, que correspondem a 87% dos imóveis já recenseados. Apenas as áreas rurais e loteamentos afastados da cidade faltam para ser pesquisados, e a expectativa é que o número de habitantes não ultrapasse os 92 mil.

Há cerca de um mês para o término dos trabalhos do 12º Censo Demográfico do Brasil, 80,22% do país já foram recenseados. Este número corresponde a mais de 57 milhões de domicílios recenseados e mais de 153 milhões de habitantes registrados.

Desde o dia 1º de agosto passado, cerca de 190 mil recenseadores iniciaram as entrevistas com a população. Com base em informações preliminares, atualmente há mais domicílios no país do que o IBGE estava prevendo. “Vamos recensear muito mais do que 58 milhões de domicílios, como era a estimativa. Há mais habitações do que estávamos considerando, sendo que não significam mais população, há casas vazias ou com um único morador”, explica o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes.

A gerente da Agência do IBGE em Araxá, Gislene Maria Ferreira Ramos, acredita que o número de casas vazias é também um dos fatores que explicam o crescimento da cidade nos últimos anos.

“O número de domicílios com um único morador também é muito grande. Hoje, as pessoas jovens que desejam morar sozinhas já podem realizar esses desejos, pois as facilidades de financiamentos são as mais variadas. O número de casais que se separam é grande, com isto, quem deixa a residência acaba comprando outro imóvel e vai morar sozinho. Tudo isso contribui para o crescimento da cidade e não para o aumento da população.”

Ela acrescenta que Araxá não cresce na proporção da estimativa. “Por isso é necessário rever esses números. É um percentual muito grande de crescimento e se você aplicar a atualidade não vai ser alcançado. As pessoas têm que entender que Araxá é uma cidade planejada, organizada, onde o desenvolvimento do município é realizado com bastante critério”, afirma.

“Não adianta querer que a população tenha crescido, a cidade está se desenvolvendo de uma forma correta. Não precisa ter pressa para ter 100 mil habitantes, pois não é só população que conta e número de habitantes não resolve os problemas do município”, destaca Gislene.

Segundo a gerente, o deslocamento de pessoas dentro da cidade é grande. “Muita gente que está construindo em loteamentos novos são pessoas que moravam de aluguel em bairros e adquiriram suas casas próprias ou de jovens que saem das casas dos pais. Muitos questionam o número de habitantes devido à quantidade de eleitores que é superior a 68 mil, mas as pessoas esquecem que o eleitor não precisa provar que mora no município e sim ter um comprovante, o que é bem diferente”, compara.

“Temos muitos eleitores de Araxá que não moram na cidade, mas mantem o título porque é a oportunidade que têm de visitar parentes ou amigos. Nas últimas eleições, tivemos 5.555 mil pessoas que não votaram, um número muito grande para ser justificado por doença ou outra justificativa que um morador da cidade poderia dar. A cada eleição que passa a gente nota que o número de eleitores ausentes cresce. Por todos esses motivos, dificilmente Araxá vai alcançar a marca dos 92 mil habitantes”, ressalta.

Pedido

A gerente pede para as pessoas entrarem em contato com o IBGE, caso o recenseador não tenha visitado seu domicílio. “Se você acha que ainda não foi visitado pelo IBGE, ligue para a gente, mas antes faça uma pesquisa com todos os moradores da sua casa. Já tivemos casos de pessoas que disseram que não foram recenseadas e quando abrimos o programa para verificar vimos que a coleta já havia sido feita, inclusive com os nomes de todos os moradores da residência”, afirma Gislene.

Serviço

Agência do IBGE em Araxá

Endereço: Rua Calimério Guimarães, 730, 1° andar, Centro.

Telefones: (34) 3661-4466 / 3691-7169.

Notícias relacionadas