Super banner
Super banner

Araxá poderá ser o coração tecnológico do século 21, diz Jeová

Araxá poderá ser o coração tecnológico do século 21, diz Jeová

Comitiva araxaense durante visita a uma das empresas - Foto: Sérgio Gomes

Da Redação – Depois de viajar pela Europa e Oriente médio em busca de tecnologias diversas, o prefeito Jeová Moreira da Costa destaca que Araxá poderá ser considerada o “coração tecnológico do século 21” se depender de seu empenho na negociação com as várias empresas que participaram das rodadas de negócios.

Empresários de Portugal, Espanha e Israel se mostraram muito interessados em investir no município, levando as tecnologias de ponta para serem espalhadas pelo Brasil, e Araxá sediaria um futuro parque tecnológico. A missão araxaense composta pelo prefeito e primeira-dama Elba Barbosa Moreira, pelos secretários André Luis Sampaio Borges e Alda Sandra Barbosa Marques, além de Antônio Lúcio Marques (Arap), Márcio Antonio Farid (Acia) e Carlos Alberto Delfino (IPDSA) concluíram as rodadas de negociações na noite da última segunda-feira (20).

Pela manhã, a comitiva visitou a empresa Odis Filtering Ltd, onde foram recebidos pela diretora de marketing Sara Eli. A empresa é especializada na construção de equipamentos para tratamento de água, em pequena e grande escalas, podendo produzir água potável, industrial, para irrigação e até para abastecimento de cidades.

Convidada para participar do Centro Tecnológico de Araxá, Sara Eli se mostrou bastante interessada, explicando que a empresa já iniciou processo de legalização para se instalar no Brasil.

Pela tarde, a equipe retornou à sede da Câmara de Israel, onde, junto com o presidente da entidade, Sammuel Yerusalmi, com o vice Henrique Kuchnir e com o moderador Selmo, receberam representantes de várias empresas como Afogroup (Jaques Zimmerman), que atua na construção de imóveis, como do maior shopping center de Moscou, inaugurado recentemente; Abe Trans Logistics (Emanuel Yoetz), que trabalha com logística de transporte por ar e mar, importando e exportando produtos diversos. Esta empresa já possui sede em Santos (SP) e pretende participar com sua logística nas ações de importação e exportação para o futuro Centro Tecnológico de Araxá.

Os representantes visitaram também a Amiram Porath Consulting (Amiram Porath), empresa especializada em transferência de tecnologia de universidades e faculdades para as empresas colocarem em prática, treinando todo o pessoal; as empresas Euroisrael e Aketov foram representadas por Roberta Anati e Michael Brayer, especializados auditorias e pesquisas; software para área de saúde e segurança. De acordo com Roberta Anati, o interesse em se instalar no Brasil é muito grande e eles pretendem comprar uma empresa no país para trabalharem com seus produtos, principalmente na área de saúde.

A empresa Givon Expanding the Horizont foi representada pelo diretor de marketing Goni Letzter. Ele atua na construção de peças para aviões e helicópteros, à base de alumínio e titânio, como no caso das aeronaves da Boeing.

Várias outras empresas foram apresentadas aos araxaenses, especializadas em áreas diversas como construção de casas e prédios populares; parques temáticos; chás de ervas medicinais; segurança por câmeras e radares, dentre outras.

Todas as informações foram absorvidas pela equipe de Araxá e, através de análise sobre o que realmente interessa ao município, o prefeito Jeová e a secretária Alda Sandra realizarão contato com as empresas para que o processo de instalação em Araxá seja iniciado.

Desde o primeiro dia das rodadas de negócios muitos empresários europeus e israelenses já deixaram claro que vão a Araxá conhecer a realidade da região para levarem suas tecnologias.

“Tivemos contato com muitos empresários e recebemos informações importantíssimas para nosso projeto do parque tecnológico de Araxá. Vamos realizar várias reuniões no Brasil, em nível municipal, estadual e federal para agilizar os processos de instalação, em nosso município, das empresas que detectarmos serem de interesse de nossa comunidade”, afirma.

“A viagem superou tudo que imaginávamos. Descobrimos muitas informações e tecnologias que vão mudar a vida não só da comunidade da região de nosso município, mas de vários brasileiros. Araxá poderá ser transformado no coração tecnológico do século 21”, acrescenta o prefeito.

A comitiva araxaense chega à cidade neste final de semana e na próxima segunda-feira (27) Jeová e Alda Sandra concederão entrevista coletiva à imprensa para falar sobre a viagem.

Com Ascom

Notícias relacionadas