Super banner

Araxá precisa de estádio adequado para ser CTS da Copa

Araxá precisa de estádio adequado para ser CTS da Copa

Estádio Municipal Fausto Alvim - Foto: Jorge Mourão

Da Redação – A Prefeitura de Araxá vai formar uma comissão especial com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias para decidir qual o projeto ideal para que a cidade tenha condições de receber uma seleção na Copa do Mundo de 2014. A Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) visitou Araxá  no início do mês para conhecer a estrutura da cidade que é candidata a Centro de Treinamento de Seleção (CTS) e detectou a falta de estádio apropriado como a principal deficiência de Araxá para receber uma seleção na preliminar da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

O prefeito Jeová Moreira da Costa diz que vai trabalhar com duas possibilidades – a reforma do Estádio Municipal Fausto Alvim com investimentos da ordem de R$ 10 milhões ou a construção de uma nova arena olímpica.

O prefeito Jeová Moreira da Costa diz que esse é o grande desafio para a comunidade araxaense. “A administração municipal será parceira nesse projeto, estamos estudando as possibilidades para termos esse terceira critério  da seleção das candidatas já que outros dois, um aeroporto de qualidade e um hotel de padrão internacional, nós já temos. Os técnicos da Secopa ficaram maravilhados e voltaram encantado com a nossa estrutura, mas apontaram essa deficiência do estádio que vamos tentar solucionar.”

De acordo com ele, uma reunião já esta marcada para a definição do projeto. “Vamos definir com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias para saber onde vamos investir. Se vamos gastar R$ 10 milhões na reforma do Estádio Municipal Fausto Alvim ou ser vamos, de uma maneira arrojada, construir uma nova arena esportiva em nossa cidade. Uma dos pedidos do governador Anastasia é que os municípios candidatos façam investimentos que vão beneficiar a comunidade no futuro. Então não podemos fazer uma obra faraônica que só vai servir para a Copa de 2014”, destaca Jeová.

Segundo o prefeito, Araxá já poderia estar pronta para receber uma seleção. “Falta apenas o estádio e no passado nós tivemos a visão de construir uma arena olímpica em Araxá (falando sobre a tentativa de permuta do Fausto Alvim com uma área do Grupo Kamel), criando um novo produto turístico, mas não avançamos naquele projeto. Se isso tivesse acontecido nós já tínhamos os três pilares fortalecidos para realmente ser uma candidata a Centro de Treinamento de Seleção (CTS). De qualquer maneira, vamos ser parceiro e estudar as possibilidades para viabilizar esse terceiro pilar de exigências o mais rápido possível”, ressalta o prefeito.

Exigências

O CTS ou base camp é o local escolhido por uma seleção para treinamento 20 dias antes do início da Copa. Para ser candidata, a cidade deve atender a vários pré-requisitos da Fifa. No caderno de encargos para a realização da Copa do Mundo, a Fifa impõe condições específicas para que uma cidade receba as seleções.

Algumas são óbvias, como rede hoteleira bem estruturada e campos de treino com bom gramado e vestiários padrão internacional. Cumpridas as exigências, as cidades escolhidas farão parte de um Catálogo Oficial de Centros de Treinamento de Seleções e disponibilizado pela Fifa para que as equipes façam suas opções.

Notícias relacionadas