Super banner

Araxá promove sessão cívica da Semana da Pátria

Araxá promove sessão cívica da Semana da Pátria

Sessão Cívica no Altar da Pátria - Foto: Caio Aureliano

DA REDAÇÃO/CAIO AURELIANO – Foi realizada a primeira das cinco sessões cívicas referente à Semana da Pátria. Nesta segunda-feira (2), alunos e professores de escolas municipais, atiradores do Tiro de Guerra (TG), representantes da Polícia Militar e convidados estiveram presentes no Altar da Pátria situado na Praça Arthur Bernardes.

A primeira sessão cívica contou na abertura com a execução do hino nacional brasileiro feito pelos professores Thiago Garcia e Conceição Mesquita, da Escola Municipal de Música Elias Porfírio de Azevedo.

De acordo com a secretária de Educação, Maria Célia de Oliveira, o tema da Semana da Pátria proposto segue a filosofia da administração pública que é “Independência se faz construindo pessoas e crescendo juntos”. “Durante toda a semana teremos atividades envolvendo toda a comunidade escolar. É muito importante este momento porque nos leva a uma reflexão muito grande; o que é ser independente. Estamos lutando para que a independência seja construída dia-a-dia por cada um dos araxaenses”, diz a secretária.

A secretária destaca que ser independente é amar intensamente a sua pátria. “É ser exemplo para todos os cidadãos de dignidade, de honradez e amor a sua pátria. É muito importante esse patriotismo que todos os brasileiros devemos ter. As escolas fazem também uma sessão cívica, estudam textos e escreve redações. Toda a semana é voltada esse tema”, acrescenta.

Representando o prefeito Jeová Moreira da Costa, a vice-prefeita Edna Castro, afirma que essa semana é de conscientização e reflexão as nossas ações como cidadãos. “No nosso tempo, tínhamos aula sobre moral cívica era totalmente diferente. As crianças entendiam melhor qual que era o seu dever com a pátria, então, precisamos resgatar isso, e a semana é a oportunidade. Ñão é o respeito que acabou. As pessoas que mudaram os seus conceitos. Precisamos resgatar os bons conceitos. É um momento de reflexão”, ressalta a vice-prefeita.

Em relação ao ano passado, a grande novidade é a volta do desfile cívico do dia 7 de setembro neste sábado. Segundo informações da secretaria municipal de Educação, o desfile será da Avenida Senador Montandon passando pela Av. Getúlio Vargas e terminando na Av. Antônio Carlos.

A Semana da Pátria já foi iniciada com a realização da Corrida de São Domingos.

Confira a programação:

03/09 – 8h – Sessão Cívica – 37°Batalhão da Polícia Militar

04/09 – 8h – Sessão Cívica – Instituto Colombo

05/09 – 8h – Sessão Cívica – Câmara Municipal de Araxá

06/09 – 8h – Sessão Cívica – Praça Arthur Bernardes (Altar da Pátria)

07/09 – 8h – Desfile Cívico – Av. Getúlio Vargas ) (Av. Senador Montandon à Av. Antônio Carlos)

Notícias relacionadas