Super banner

Araxá protagoniza momento histórico na cultura mineira

Araxá protagoniza momento histórico na cultura mineira
Foto: Pollyanna Maliniak / ALMG

Apresentações culturais e a participação efetiva de 280 membros da sociedade civil marcaram o segundo encontro da série de debates sobre o Plano Estadual de Cultura.

A participação do Poder Público em conjunto com a sociedade civil na construção de políticas públicas voltadas para a cultura mineira para os próximos dez anos motivou o encontro realizado em Araxá na última segunda-feira (29/2/16).

Para o coordenador dos Fórum Técnicos de Cultura e presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Bosco (PTdoB), o objetivo foi alcançado, ao constatar a participação maciça da sociedade civil, com 280 participantes dispostos a contribuir para o debate. “Não estamos aqui para discutir um plano para um governo, mas algo de longo prazo. Uma política de Estado que permaneça pelos sucessíveis governos”, declarou o parlamentar.

Foram três temas que nortearam os debates: direito a cultura, Sistema Estadual de Cultura e financiamento à cultura. Para o deputado Bosco, a revisão do modelo de captação de recursos para a realização e fomento de ações culturais no Estado deve ser uma prioridade dentro do plano. “Principalmente no interior, há muitos grupos culturais importantes com o pires na mão, sem recursos para propagar e divulgar a cultura local”, avaliou. Nesse sentido, o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, garantiu, conforme já havia anunciado no encontro anterior, que o Governo do Estado enviará à ALMG, nas próximas semanas, um projeto para uma nova lei de fomento à cultura.

As deputadas estaduais e membros efetivas da Comissão de Cultura da ALMG, Cristina Corrêa (PT) e Ione Pinheiro (DEM) também participaram do encontro em Araxá.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *