Super banner

Araxá recebe 1ª Conferência Municipal de Direitos do Idoso

Araxá recebe 1ª Conferência Municipal de Direitos do Idoso

Araxá recebe 1ª Conferência Municipal de Direitos do Idoso 1

 

Araxá recebeu a 1ª Conferência Municipal de Direitos do Idoso de Araxá, na sexta-feira (24), no Clube Araxá. Durante todo o dia, representantes de entidades e da sociedade civil e organizada participaram do evento que teve como tema central “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa”. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social e Conselho Municipal do Idoso.

 

 

Os objetivos da conferência foram debater temas relevantes como os avanços e desafios da Política Estadual da Pessoa Idosa; sensibilizar a sociedade brasileira para o contexto de envelhecimento da população; mobilizar a comunidade do município ou da região, especialmente, o (a) idoso (a), para conquista do direito ao envelhecimento com dignidade; fortalecer o compromisso dos diversos setores da sociedade e do governo com o atendimento, a defesa e a garantia dos direitos da pessoa idosa, indicando prioridades de atuação para os órgãos governamentais, nas três esferas de governo e avaliar a implementação e a efetivação da Política Nacional do Idoso, nas esferas de governo federal, estaduais, do Distrito Federal e municipais.

 

O secretário Edson Justino Barbosa enaltece a iniciativa de promover uma conferência em prol dos idosos e espera que, principalmente, políticas públicas voltadas para terceira idade sejam levantadas com objetivo de cada vez mais atenderem esse público-alvo.

 

A vice-prefeita Lídia Jordão ressalta a importância do idoso para uma Araxá melhor. “Temos aqui a ajuda dos Conselhos que são muito importantes para que sugestões sejam ofertadas pela comunidade e, assim, possam resultar em oportunidades.”

 

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Yvely Iunes Akel, destacou que a conferência é sempre uma oportunidade de abrir importante espaço para o debate de ideias e incentivar a realização de políticas públicas para idoso. “O nosso objetivo é que eles possam discutir as necessidades deles, que mostrem e participem dos planos do governo em função deles mesmos, que eles se sintam pessoas que podem dar a sua opinião e que tenham obrigação realmente para com eles, e ainda de serem correspondidos nessas dificuldades que vivem os idosos no seu dia a dia”, comenta a presidente.

 

Também fizeram parte da mesa de cerimônia a promotora de Justiça curadora do Idoso, Mara Lúcia Silva Dourado, o subcomandante do 37° Batalhão de Polícia Militar, major Fernando Marcos dos Reis, o subcomandante do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros, subtenente William Jesus da Silva, e o vereador Romário Gerson Galdino.

 

Na conferência, uma palestra magna relacionada com tema do evento foi proferida pelo coordenador especial de Políticas para o Idoso, Dilson José de Oliveira. Outra palestra de destaque foi com o advogado Rogério Farah apresentando o tema “Sistema de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e Participação Popular”.

 

A conferência também teve formação de grupos de trabalho, abertura de debates com palestrantes, plenária final com a escolha de propostas prioritárias para Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Minas Gerais e eleição de delegados que irão representar Araxá na etapa estadual.

Notícias relacionadas