Super banner

Araxá recebe Companhia Luna Lunera com o espetáculo “Aqueles Dois”

Araxá recebe Companhia Luna Lunera com o espetáculo “Aqueles Dois”

Aqueles Dois, da Cia Luna Lunera, prepara-se para fazer sua próxima temporada em Araxá. O espetáculo, que já completou sete anos de existência e sucesso, viajou por 25 capitais brasileiras completando mais de 350 apresentações. A temporada acontece no Teatro Sesi Araxá, nos dias 5 e 6 de dezembro, sábado e domingo, respectivamente, às 20h e às 19h.  Na programação, haverá, também, duas oficinas gratuitas: Ator-criador e Produção Cultural. A apresentação faz parte da Expedição Lunar, projeto de circulação da Cia. Luna Lunera, contemplado pelaLei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais epelo Programa Petrobras Cultural 2014.  Com espetáculos e oficinas, esse projeto circulará por oito cidades mineiras.

Aqueles Dois |o espetáculo

Da rotina de uma “repartição” – metáfora para qualquer ambiente inóspito e burocrático de trabalho, revela-se o desenvolvimento de laços de cumplicidade entre dois de seus novos funcionários, Raul e Saul. É que “num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra”. No entanto, essa relação acaba gerando incômodo nos demais colegas de profissão. O espetáculo Aqueles Dois foi criado a partir do conto homônimo do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948-1996).

O autor do conto, na obra e no espetáculo

O conto, publicado em sua primeira versão em “Morangos Mofados” (Brasiliense, 1982), faz parte de “Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século” (curadoria de Italo Moriconi, Objetiva, 2000). Nele, como praticamente em toda produção literária de Caio Fernando Abreu, são múltiplas as citações ou simples menções a artistas e obras de áreas diversas, locações urbanas, letras de músicas, filmes, épocas, onde o autor mistura, despudoradamente, seus mundos biográfico e ficcional. Texto e espetáculo possibilitam uma diversidade de leituras e percepções sobre o universo “daqueles dois”. Os atores revezam-se nos papéis de Raul e Saul, narram trechos, sugerem os outros personagens da “repartição” e inserem suas próprias referências e leituras para o texto de Caio. Há ainda no cenário, no figurino, na música e no texto uma intencional simultaneidade abrangente a várias décadas. O jogo corporal entre atores, o trabalho com a fala, a relação com o espaço e os objetos, recebeu influência dos temas deflagradores do Observatório de Criação da Cia. Luna Lunera: o contato improvisação e o método das ações vocais.

Serviço:

“Aqueles dois” da Cia. Luna Lunera em Araxá

Espetáculo “Aqueles dois”

Dias: 5 e 6 de dezembro

Horário: sábado às 20h e domingo às 19h

Local: Teatro Sesi Araxá – Estrada de Acesso a BR 262 – Km 0

Bairro Santa Rita – Araxá – MG – CEP 38.183-971

Telefone: (34) 3662.4194

Ingressos: R$ 10 inteira e R$ 5 meia-entrada

Venda 1h antes do espetáculo.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *