Super banner

Araxá recebe Dança Flamenca dia 21 de setembro

Araxá recebe Dança Flamenca dia 21 de setembro

Araxá recebe no dia 21 de setembro o espetáculo de dança flamenca “Legado Andalusí”, a partir das 19h30,  na área externa do Teatro Municipal. Será a abertura da segunda edição do Projeto Tri Ciclo Espetáculos, que tem como proposta promover a circulação de espetáculos e oficinas de formação e qualificação para a comunidade da região de Araxá.

O Grupo convidado para abrir o Tri Ciclo 2012 é a Companhia de Baile Flamenca, de Fátima Carretero. A história contada através dos passos dos bailarinos tem início há mais de mil anos, na chegada à Península Ibérica de árabes, bárbaros, egípcios e sírios, que se misturaram aos habitantes romanos-visigodos e formaram Al-Andalus. 

Onde tem água brota um oásis, onde tem um oásis brota-se a vida. Em Al-Andalus encontraram um lugar aprazível de natureza fértil e com um vigoroso passado. Enquanto brotavam flores e frutos, florescia uma civilização que durante séculos era a verdadeira Luz. 

Esta luz segue viva entre nós, é o nosso “Legado Andalusi”. A herança Andalusí faz parte dos sinais de identidade da cultura espanhola e recuperar essa fabulosa herança e a difundir para o público é o objetivo do espetáculo Legado Andalusí.

O PROJETO TRI CICLO

A primeira versão do projeto aconteceu de agosto de 2011 a junho de 2012, quando as ruas e praças de Araxá e Uberaba se tornaram palco para as apresentações de grupos convidados de bailarinos e atores com espetáculos de elevado teor técnico e artístico proporcionando o fomento cultural da comunidade através da linguagem universal da dança, do teatro, do circo e da música instrumental/erudita.

O Tri Ciclo é um projeto aprovado pelo Ministério da Cultura – Lei de Incentivo e patrocinado pela empresa CBMM e Valmont, que além de levar cultura, arte e beleza à comunidade, movimenta os setores social, de turismo e a economia na região.

Os Espetáculos reuniram cerca de 12 mil pessoas em 16 apresentações gratuitas, com a retaguarda de mais de 40 artistas, produtores e técnicos culturais envolvidos na execução das apresentações.

Depois de meses de elaboração e preparo deste Projeto, contatos com várias pessoas envolvidas na questão cultural de nosso país, o grande legado foi o valoroso intercâmbio de artistas de várias regiões e o envolvimento da comunidade através da linguagem universal da dança, do teatro, do circo e da música instrumental/erudita.

Notícias relacionadas