Super banner
Super banner

Araxá recebe Jornada Cultural da Fundação Bunge nesta quinta

Araxá recebe Jornada Cultural da Fundação Bunge nesta quinta

O Centro de Memória Bunge, da Fundação Bunge, promove mais um encontro dentro de sua programação das Jornadas Culturais 2009, desta vez em Araxá, nesta quinta-feira (18), das 9h às 17h, no Memorial de Araxá. O evento terá uma programação diferenciada, que une técnicas de Artes Cênicas para facilitar o aprendizado de conteúdos científicos. “O objetivo é ensinar Ciências de uma forma lúdica, mesclando recursos artísticos e tecnológicos com o acervo disponível em museus e centros de exposição”, explica a coordenadora do Centro de Memória da Bunge, Marilúcia Bottallo.

As inscrições para a Jornada Cultural Estátua ou Esconde-Esconde no Museu? Dinâmicas da Interface Ciência&Arte e suas Contribuições à Educação Não Formal são gratuitas e podem ser feitas no site da Fundação Bunge.

Além da apresentação de conceitos teóricos, a programação prevê também a realização de uma oficina de artes cênicas, mostrando como é possível realizar a interface entre ciência, arte e tecnologia para que os estudantes despertem a curiosidade por conteúdos de Física, Química, Biologia, Astronomia e outras áreas, que ficam mais fáceis de serem compreendidos.

“Escolhemos uma dinâmica muito especial para o nosso encontro em Araxá, porque esta cidade mineira tem especial predileção pelo teatro”, destaca Marilúcia. A condução do workshop será do coordenador de Eventos e criador do Núcleo de Artes Cênicas da Estação Ciência da Universidade de São Paulo (USP), Adenilson Matos, com experiência também como diretor de teatro, ator de cinema, artista circense e dançarino.

Os participantes poderão conhecer algumas das dinâmicas e produções realizadas pelo núcleo, um centro de ciências interativo, localizado no bairro da Lapa, em São Paulo, que realiza exposições e atividades nas áreas de Astronomia, Meteorologia, Física, Geologia, Geografia, Biologia, História, Informática, Tecnologia, Matemática, Humanidades, além de cursos, eventos e outras atividades, com o objetivo de popularizar a ciência e promover a educação científica, recebendo anualmente cerca de 400 mil pessoas, entre estudantes e público geral.

 “As Jornadas Culturais são uma iniciativa do Centro de Memória Bunge com o objetivo de compartilhar o conhecimento em áreas ligadas à cultura, à preservação da memória, à educação e à inclusão social, usando o material disponível em acervos museológicos como ferramentas para se entender melhor o contexto em que vivemos e interagimos na sociedade hoje”, complementa Marilúcia.

O Memorial de Araxá fica na avenida Antônio Carlos, 116, Centro.

Notícias relacionadas