Super banner
Super banner

Araxá recebe o espetáculo “Batalha de Arroz Num Ringue para Dois”

Araxá recebe o espetáculo “Batalha de Arroz Num Ringue para Dois”

Batalha de Arroz Num Ringue para Dois faz

Confira a programação:

26/07/13 – Teatro Municipal – 20h

Araxá será a primeira cidade do interior a receber o espetáculo BATALHA DE ARROZ – NUM RINGUE PARA DOIS. O espetáculo traz no elenco Nívea Stelmann e Mauricio Machado, com o texto do famoso dramaturgo Mauro Rasi.

A apresentação será gratuita e o espetáculo tem recomendação para maiores de 12 anos.

27/07/13 – Teatro Tiradentes – Tauá Grande Hotel

O mesmo espetáculo ainda terá uma sessão especial para hóspedes, turistas e população em geral, com venda de convites na loja Trânsito Livre, Supri Geraes, Chiquinho Sorvetes e Therma Tour. Na retirada de um Voucher na loja Click telecom é concedido um desconto especial nos convites.

E para este ano já estão programados:

 – MULHERES ALTERADAS (Luiza Tomé, Flávia Monteiro, Daniel Del Sarto e Samara Felipo)

– 100 DICAS PARA ARRUMAR NAMORADO (Daniela Valente)

– PORQUE OS HOMENS MENTEM

As propostas da campanha Vá ao Teatro que completa 20 anos tem propiciado a comunidade araxaense acesso aos espetáculos das grandes capitais, colocando Araxá na rota cultural do país.

CBMM, Fundação Cultural Calmon Barreto e Prefeitura Municipal participam do desenvolvimento da campanha Vá ao Teatro.

BATALHA DE ARROZ – NUM RINGUE PARA DOIS

Os casamentos sempre inspiraram muitas piadas. A comédia Batalha de Arroz num Ringue para Dois é um exemplo original de que o assunto ainda dá muito pano para manga.

Mauro Rasi abordou o tema despretensiosamente e fez com que seu texto, escrito em 1984, no auge da corrente denominada teatro-besteirol, se tornasse um clássico da comédia nacional e peça emblemática do gênero.

Batalha de arroz… atrai pelo tom de bem-humorado e insano que o dramaturgo propõe para a vida a dois, sempre sob a ótica da comédia. O autor extrapola ao máximo os conflitos cotidianos e aposta no humor ligeiro e divide a peça em quatro fases de um casamento. Nesses quatro movimentos, Mauro Rasi, com seu diálogo ágil, fino, preciso e certeiro devassa a intimidade do casal expondo com humor, o nervo central desta relação, certa distorção dos personagens.

No palco, as figuras distorcidas são Nélio e Ângela, casal que passa por diversas situações e momentos da vida (ou bodas, como define o texto). Desse casal atípico, deixando claras as transformações vividas por cada um e de uma forma bem-humorada das diversas fases do casamento.

Na primeira parte do espetáculo, o público acompanha o casamento dos personagens, para na sequência o público acompanhar as aventuras desse divertido casal nessas 4  bodas que se sucedem:

Bodas do Ciúme mostra o início do amor, com crises de ciúmes infantis, quando ele, ciumento patológico, não desgruda dela. Nélio tem tanto ciúme de Angela, que acaba inviabilizando a vida dela. Nem compra em supermercado ela consegue fazer, sem que o marido arrume confusão.

Bodas da Egolatria Nélio, o marido é pateticamente alucinado, preocupado com o mundo, não vê mais a mulher, lê jornal e relembra os escândalos políticos do país ignorando e sem escutar Angela.

Bodas da Supressão apresenta a mulher insegura e atrapalhada, uma marionete que vai se quebrando em cena. Uma contradição entre o homem que vê defeito em tudo o que a mulher faz ou tenta fazer, mas sempre da forma mais educada e carinhosa.

E Bodas da Paixão Angela desesperada tenta salvar o casamento. Ouve falar que as gueixas são as melhores esposas do mundo. Ao chegar em casa Nélio se depara com uma nova mulher, totalmente mudada: oriental e submissa !!

O espetáculo teve duas únicas montagens de muito sucesso, todas elas sempre com Miguel Falabella atuando, em 1984 ao lado de Bia Nunes e em 2004, com Claudia Gimenez e depois Claudia Raia. Na atual montagem de 2013, Miguel Falabella continua presente e é o padrinho da montagem, onde faz participação especial numa locução em OFF como importante personagem no texto: o Padre que celebra o casamento desse enlouquecido casal.

Com equipe inteiramente carioca, a peça teve sua estreia em SP, e na cidade marcou a  a estreia de Nívea Stelmann nos palcos daquela cidade, e a montagem comemora ainda os 25 anos de carreira de Maurício Machado, que tem longa experiência no teatro e o desafio de viver o personagem que foi escrito para Miguel e só representado por ele. A montagem de Jacqueline Laurence tem resultado igualmente hilário, pois amplifica a realidade de alguns, ou a maioria, dos casamentos seguindo os apontamentos do autor. Segundo Miguel Falabella, “O Mauro Rasi tinha isso: ele pegava uma lente de aumento que distorcia, mas ao mesmo tempo deixava tudo crível.”

A montagem marca também o feito de ser a primeira obra de Mauro Rasi a ser montada após o falecimento do autor em 2003, que até então tinham seus pedidos de montagem negados por seus herdeiros; pesou na decisão a equipe formada para esta montagem e a determinação e histórico da produtora do espetáculo, a manhas & manias de eventos.

Portanto ‘Batalha de Arroz num Ringue para Dois’ é uma bela ocasião para se homenagear, nos dez anos do falecimento de Mauro Rasi; genuíno dramaturgo autor de enormes sucessos do teatro como: ‘Pérola’, ‘Doce Deleite’, ‘A Estrela do Lar’, ‘A Cerimônia do Adeus’, ‘A Bofetada’, ‘A Dama do Cerrado’, ‘Baile de Máscaras’, ‘5 X Comédia’, ‘As Tias do Mauro Rasi’ entre muitas outras.

Notícias relacionadas