Araxá recebe série ‘Diálogos’ do programa ArtEducAção no dia 15

Araxá recebe série ‘Diálogos’ do programa ArtEducAção no dia 15

Durante os meses de abril e maio, o programa ArtEducAção realiza nas 12 cidades onde o projeto é desenvolvido a série “Diálogos para a Construção de Espetáculos”. No dia 15 de abril, o idealizador e coordenador do programa, Marcelo Soares de Andrade vai a Araxá para discutir com os arteducadores do projeto na cidade, sobre a mostra que foi trabalhada ao longo do ano passado, durante as oficinas do projeto. O evento é aberto ao público, direcionado para arteducadores da cidade, oficineiros e monitores do projeto e demais pessoas interessadas em cultura, arte e educação. O encontro será das 18h30 às 22h, no Centro Cultural Crescer – rua Thieres Botelho,110, Centro. As vagas são limitadas.

O texto trabalhado com as crianças e adolescentes que participaram das oficinas na cidade foi “Quando a Gente Coisa”, poesia de Manoel de Barros. Segundo Virgínia Magalhães, articuladora da cidade, o texto é uma adaptação inspirada no trabalho Ruas de Barros do Grupo Chão e foi um convite envolvente para que os alunos pudessem apreciar a poesia de Manoel de Barros.

“Eles estiveram, ao longo do ano, envolvidos em poesias teatralizadas, cantadas, recitadas, pintadas e coreografadas e, por meio das oficinas, dedicaram seu tempo a experimentações Manoelescas para a construção do espetáculo final”, comentou. Para Virgínia, o encontro do Marcelo com os oficineiros e monitores vai contribuir para avaliação da Mostra 2013, corrigir e elaborar com primor o espetáculo 2014. Em Araxá, programa é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Assessoria de Trânsito e Transportes (Asttran).

Segundo Marcelo Soares de Andrade, o encontro chamado de “Diálogos” é a oportunidade de encontrarmos com todos os integrantes do projeto na cidade para desenvolver uma conversa e compartilhar conhecimentos.

Ainda no dia 15, a coordenadora executiva do projeto ArtEducAção, Virgínia Bittencourt, visita as oficinas artístico-pedagógicas realizadas pelo projeto na cidade e oferecerá uma preparação técnica e prática para oficineiros e alunos. “O objetivo é oferecer apoio metodológico e artístico, visando colaborar com os trabalhos realizados nas oficinas e potencializar os resultados”, explica.

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Célia Araújo Oliveira, é um privilégio para Araxá receber o programa. “A arte e a cultura são propagadas através das oficinas pedagógicas, contribuindo sobremaneira para a elevação da autoestima de nossos alunos, para o desenvolvimento de competências e habilidades, além de revelar talentos da cidade”, ressalta.

Para ela, o trabalho desenvolvido pelos alunos e professores incentiva à formação de um novo público ao final de cada edição, despertando bons valores na população e aguçando a sensibilidade. “Nesta perspectiva, esperamos mais uma vez, que a edição 2014 do programa ArtEducAção faça a diferença ao longo do ano, mostrando aos familiares e a toda comunidade araxaense, a beleza, o envolvimento e o esforço dos  nossos alunos e arteducadores  no fomento da  Arte e da Cultura, no município”, diz.

Notícias relacionadas