Super banner

Araxá recebe série ‘Diálogos’ do programa ArtEducAção no dia 15

Araxá recebe série ‘Diálogos’ do programa ArtEducAção no dia 15

Araxá recebe série 'Diálogos' do programa ArtEducAção no dia 15 1

Durante os meses de abril e maio, o programa ArtEducAção realiza nas 12 cidades onde o projeto é desenvolvido a série “Diálogos para a Construção de Espetáculos”. No dia 15 de abril, o idealizador e coordenador do programa, Marcelo Soares de Andrade vai a Araxá para discutir com os arteducadores do projeto na cidade, sobre a mostra que foi trabalhada ao longo do ano passado, durante as oficinas do projeto. O evento é aberto ao público, direcionado para arteducadores da cidade, oficineiros e monitores do projeto e demais pessoas interessadas em cultura, arte e educação. O encontro será das 18h30 às 22h, no Centro Cultural Crescer – rua Thieres Botelho,110, Centro. As vagas são limitadas.

O texto trabalhado com as crianças e adolescentes que participaram das oficinas na cidade foi “Quando a Gente Coisa”, poesia de Manoel de Barros. Segundo Virgínia Magalhães, articuladora da cidade, o texto é uma adaptação inspirada no trabalho Ruas de Barros do Grupo Chão e foi um convite envolvente para que os alunos pudessem apreciar a poesia de Manoel de Barros.

“Eles estiveram, ao longo do ano, envolvidos em poesias teatralizadas, cantadas, recitadas, pintadas e coreografadas e, por meio das oficinas, dedicaram seu tempo a experimentações Manoelescas para a construção do espetáculo final”, comentou. Para Virgínia, o encontro do Marcelo com os oficineiros e monitores vai contribuir para avaliação da Mostra 2013, corrigir e elaborar com primor o espetáculo 2014. Em Araxá, programa é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Assessoria de Trânsito e Transportes (Asttran).

Segundo Marcelo Soares de Andrade, o encontro chamado de “Diálogos” é a oportunidade de encontrarmos com todos os integrantes do projeto na cidade para desenvolver uma conversa e compartilhar conhecimentos.

Ainda no dia 15, a coordenadora executiva do projeto ArtEducAção, Virgínia Bittencourt, visita as oficinas artístico-pedagógicas realizadas pelo projeto na cidade e oferecerá uma preparação técnica e prática para oficineiros e alunos. “O objetivo é oferecer apoio metodológico e artístico, visando colaborar com os trabalhos realizados nas oficinas e potencializar os resultados”, explica.

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Célia Araújo Oliveira, é um privilégio para Araxá receber o programa. “A arte e a cultura são propagadas através das oficinas pedagógicas, contribuindo sobremaneira para a elevação da autoestima de nossos alunos, para o desenvolvimento de competências e habilidades, além de revelar talentos da cidade”, ressalta.

Para ela, o trabalho desenvolvido pelos alunos e professores incentiva à formação de um novo público ao final de cada edição, despertando bons valores na população e aguçando a sensibilidade. “Nesta perspectiva, esperamos mais uma vez, que a edição 2014 do programa ArtEducAção faça a diferença ao longo do ano, mostrando aos familiares e a toda comunidade araxaense, a beleza, o envolvimento e o esforço dos  nossos alunos e arteducadores  no fomento da  Arte e da Cultura, no município”, diz.

Notícias relacionadas