Super banner

Araxá recebe unidade da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais

Araxá recebe unidade da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais

Uaitec Araxá - Foto: Sérgio Gomes/PMA

A Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) continua se expandindo para o interior do Estado. Os moradores de Araxá vão se beneficiar do acesso à formação e capacitação profissional oferecido pelo programa. A inauguração ocorreu na sexta-feira (14) e a expectativa é que a Uaitec atenda também aos moradores de municípios próximos. A unidade está localizada no Centro de Formação Profissional Julio Dário.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, destacou os benefícios do aparato tecnológico existente atualmente nas unidades. Em seu pronunciamento, ao falar dos conteúdos didáticos dos cursos que serão ofertados nas Uaitecs, ele exaltou o quanto é importante à parceria com a Veduca, que possibilita aos alunos mineiros acesso a educação de qualidade vinda das melhores universidades do mundo. Ele, entretanto, fez um alerta.

“Se nós não mudarmos o formato da educação no Brasil, perderemos o aluno na sala de aula. Se o aluno não sentir motivação e não encontrar um aparato que transforme a aula em algo atraente, vamos conviver com altos índices de evasão”, disse o secretário.

As unidades Uaitec agora contam com MBA em Engenharia e Inovação, o primeiro MBA livre e aberto da América Latina. Além disso, serão lançados este ano os cursos de graduação tecnológica, em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em três eixos temáticos: Gestão, Ambiente e Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação.</p>

O prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa, ressaltou os benefícios conquistados pelo seu município com a decisão do Governo de Minas em levar o projeto da universidade aberta para sua cidade. “Tivemos a honra e o privilégio de receber a Uaitec em Araxá. Não pensamos apenas no benefício desta unidade para o município, mas para toda a região.”

Oficinas

Ainda durante a solenidade, foi apresentado o curso vocepontocom, fruto de uma parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde serão oferecidas 12 oficinas ligadas à tecnologia da informação. Narcio Rodrigues anunciou também o início dos cursos professorpontocom e profissionalemtipontocom que terão as inscrições abertas no site da Uaitec (www.uaitec.mg.gov.br).

Algumas tecnologias inovadoras que serão utilizadas pela Rede, foram apresentadas aos participantes, como um vídeo sobre os laboratórios virtuais que funcionarão como ferramentas estratégicas para a realização de pesquisas e para a produção e difusão do conhecimento.

Homenagem a Olavo Drummond

Em cada uma das suas unidades, a Rede Uaitec possui um espaço cultural. O local foi criado com o objetivo de homenagear uma personalidade do município ligada à educação, cultura ou produção de conhecimento. Na unidade de Araxá, o homenageado foi Olavo Drumond, advogado, escritor, jornalista e político. Um homem pleno e eternamente comprometido com as causas da liberdade. Filho do homenageado, Olavinho, agradeceu a lembrança e homenagem feita a seu pai. “Meu saudoso e querido pai amou muito esta cidade e tenho certeza que, de onde ele estiver, está muito feliz de ter sido lembrado”, afirmou.

Notícias relacionadas