Super banner
Super banner

Araxá recebe unidade móvel Med Sesc Mamografia

Araxá recebe unidade móvel Med Sesc Mamografia

Unidade Móvel Med Sesc no pátio da FCCB - Foto: Caio Aureliano

DA REDAÇÃO – Até sábado (9) o projeto itinerante Med Sesc Mamografia atende em Araxá pacientes acima de 40 anos, pré-agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Os exames de mamografia e ultrassonografia são feitos no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), das 7h30 às 16h30, em iniciativa do Sistema Fecomércio Minas (Sesc/Senac), com apoio da Prefeitura de Araxá.

A analista de projetos do Departamento Regional do Sesc Minas, Bárbara de Fátima Alves, comenta que a carreta já atendeu  mais de 2,5 mil pacientes por ano em diversos municípios do Estado. Em Araxá, exames de mamografia e ultrassonografia e oficinas de prevenção para o câncer de mama estão sendo realizados diariamente.

“O objetivo que nós temos é levar, por meio desses exames, a prevenção e o autocuidado, no caso desse projeto de ações de saúde da mamografia. A mulher precisa ter cuidado com a mama, com exames preventivos que tem que fazer quando completa 35 anos”, diz.

Neste projeto, o Sesc entra com a unidade móvel de medicina preventiva e o município oferece a logística para a realização dos exames. A Secretaria Municipal de Saúde conta que o público-alvo da iniciativa é mulheres acima de 40 anos e que tenha passado pelo atendimento em Programas de Saúde da Família (PSFs), locais onde ocorrem os pré-agendamentos.

“A gente entende da importância do diagnóstico precoce, da linha que nós assumimos, o nosso objetivo era investir verdadeiramente na promoção da saúde, na prevenção de doenças. O diagnóstico faz parte do pré-requisito da prevenção. O câncer de mama é um dos que mais mata no Brasil e no mundo, e Araxá sai na frente com essa iniciativa do SESC, de dar essa oportunidade aos pacientes dos PSFs”, destaca a secretaria.

A previsão é que 150 atendimentos sejam feitos até o sábado (9), dia que a ação se encerra com o projeto Mulher em Ação do Sesc Araxá. Quem passar por lá pode receber gratuitamente orientações quanto à prevenção e ao controle da hipertensão arterial e do diabetes, que é feito com a coleta de sangue pela ponta do dedo.

As unidades móveis de medicina preventiva são equipados, tanto com materiais quanto com profissionais capacitados, para a realização dos exames oferecidos como mamografia, ultrassonografia e análises clínicas.

Câncer de mama

O exame das mamas pode ser realizado pela própria mulher apalpando os seios. Esse procedimento ajuda no conhecimento do próprio corpo. Entretanto, o autoexame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde. Caso a mulher observe alguma alteração, deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no autoexame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde.

Notícias relacionadas