Super banner

Araxá sedia Fertbio 2014 que debate fertilidade e biologia do solo

Araxá sedia Fertbio 2014 que debate fertilidade e biologia do solo

Araxá sedia Fertbio 2014 que debate fertilidade e biologia do solo 1

O Núcleo Regional Leste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo promove até o dia 19 de setembro de 2014, no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, a Fertbio 2014. A Fertbio reúne quatro importantes eventos da Ciência do Solo: a XXXI Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, a XV Reunião Brasileira sobre Micorrizas, o XIII Simpósio Brasileiro de Microbiologia do Solo e a X Reunião Brasileira de Biologia do Solo.

Essa harmonização, que foi inicialmente estabelecida no ano de 1998, tem propiciado oportunidades para a promoção de debates das grandes áreas temáticas e para a congregação de pesquisadores, professores, estudantes, produtores rurais, extensionistas e empresários de diversos setores ligados à agricultura, consolidando o desejo de todos de integrar as várias áreas de conhecimento da Ciência do Solo.

Mantendo a frequência dos eventos anteriores, a expectativa é de contar com número superior a 2.000 participantes entre técnicos, produtores, empresários de vários setores, pesquisadores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação vinculados a área de solos.

O tema central é “Fertilidade e biologia do solo: integração e tecnologias para todos”. Com esse enfoque, pretende-se destacar o estágio atual do conhecimento científico e sua aplicação nas diferentes áreas que integram o evento e, a partir disso, encontrar soluções para os problemas atuais, assim como delinear perspectivas para o futuro.

Na composição da equipe de apresentadores, debatedores, moderadores e relatores pretende-se somar experiências de profissionais do Brasil e do exterior, os integrando com destaques emergentes da Ciência do Solo brasileira.

Além disso, serão apresentados trabalhos de pesquisa na forma de pôster e realizados minicursos. Paralelamente ao evento científico haverá exposição de equipamentos e produtos para laboratórios, livros, fertilizantes e vários outros serviços ligados às áreas de Fertilidade e Biologia do Solo. Na parte da manhã as sete conferências e as sete mesas redondas terão por objetivo a integração das áreas de Fertilidade, Nutrição de Plantas e Biologia (incluindo Microbiologia).

Em cada manhã, a conferência e a mesa redonda abordarão o mesmo tema. A mesa redonda será constituída de três apresentações de 20 minutos cada sobre diferentes pontos de vista e/ou abordagens sobre o tema da conferência.

A discussão será estimulada por dois debatedores que analisarão e poderão complementar estes pontos de vista mediante a moderação de uma terceira pessoa denominada ¨moderador¨. A discussão será aberta ao público. Um relator anotará os pontos relevantes emergentes da mesa redonda que serão incluídos no documento final do evento. Na parte da tarde serão conduzidos os quatro eventos paralelamente, sendo cada um deles, também no formato de mesa-redonda.

Notícias relacionadas