Super banner

Araxá tem 54 casos confirmados de dengue

Araxá tem 54 casos confirmados de dengue

Dengue Araxá

Em 2013, Araxá já contabiliza 54 casos confirmados de dengue e 146 notificações. No ano passado, neste mesmo período, Araxá tinha registrado 61 casos de dengue confirmados em 330 notificações. Uma leve redução, mas que segundo a bióloga do Setor de Zoonoses Loren dos Reis Rocha, demonstra que os moradores devem ficar em alerta.

De acordo com a bióloga, os casos confirmados tem a ver com o número de pessoas que viajam para cidades vizinhas. “Uberaba nós sabemos que está fora de controle, já se instalou epidemia e temos mais de 500 pessoas por dia que vão e vem que estudam ou que fazem algum tipo de tratamento em Uberaba e Uberlândia. Estamos com muitos casos de pessoas que foram, viajaram, passearam e já voltaram doentes. Desses 54 casos, o número de pessoas que não viajou é muito pouco”, aponta a bióloga.

Loren esclarece que a dengue não está fora do controle em Araxá, mas que todo o cuidado é pouco para a doença não virar uma epidemia. “Araxá está em médio risco. Não posso te falar que o setor não está preocupado, nós estamos sim, porém, não estamos fora de controle. Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance. A população tem que se conscientizar do seu papel”, afirma a bióloga.

“Não adianta nada eu ter 55 agentes visitando a cidade inteira sendo que o dono do imóvel, a dona de casa e o proprietário não importa com o seu quintal. Ver ali a vasilha com água e deixa. Eu posso ter mil agentes que não vou dar conta. A população é fundamental no combate a dengue. O fumacê está passando onde o setor considera que está havendo um aumento de casos”, conta.

Loren destaca que Araxá ainda não foi atingida com o vírus 4. “Nós pegamos várias pessoas com sintomas de dengue, coletamos para estar fazendo o exame viral para saber qual tipo de vírus que está circulando na cidade. Ainda não foi detectado o vírus 4 em Araxá. Esse exame que verifica virulência do vírus da dengue não é feito no município. Quem tem essa tecnologia é a GRS (Gerência Regional de Saúde) em Uberaba”.

Sintomas da dengue

Febre alta (acima de 40°) início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos, perda do paladar e apetite, náuseas e vômitos, extremo cansaço, dentre outros, são os sintomas que podem sinalizar que a pessoa esteja com dengue.

Trajeto do carro fumacê em Araxá

Dia 3/4

Bairro Leblon – Das 5h às 9h

Bairro Novo São Geraldo – Das 17h às 22h

Dia 4/4

Bairro Armando Santos – Das 5h às 9h

Bairro Abolição – Das 17h às 22h

Dia 5/4

Bairro São Francisco – Das 5h às 9h

Bairro Ana Pinto – Das 17h às 22h

Mais informações sobre o trabalho do Setor de Zoonoses de combate a dengue podem ser adquiridas nos contatos (34) 36917007 e (34) 3691.7139.

Notícias relacionadas