Super banner
Super banner

Araxá vai receber debate sobre Plano Estadual de Educação

Araxá vai receber debate sobre Plano Estadual de Educação

Com o objetivo de ampliar a participação da sociedade nos debates sobre o Plano Estadual de Educação, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, na próxima sexta-feira (1/4/16), em Araxá, o Fórum Técnico de Educação. O encontro será realizado no Centro de Convivência Dr. Christiano Barsante dos Santos, na Uniaraxá, a partir das 8 horas.

Às 9 horas, os participantes assistirão a uma palestra que contextualizará a concepção e aplicação do Plano Estadual de Educação, de modo a ajustar às regras do Plano Nacional de Educação, que também prevê a elaboração ou adequação de planos de educação pelos municípios.

Para o deputado Bosco (PTdoB), que articulou a ida do Fórum Técnico – Plano Estadual de Educação a Araxá, a oportunidade é extremamente enriquecedora no sentido de ouvir os anseios e coletar propostas dos profissionais da educação de Araxá e região, além de orientar os demais municípios do Alto Paranaíba, que estejam representados no fórum, e que ainda não têm seus planos municipais de educação.

Na sequência, os participantes serão divididos em oito grupos temáticos, nos quais discutirão as metas e propostas previstas no plano, podendo sugerir modificações ou mesmo inclusões no texto. Esses grupos serão divididos pelos seguintes temas: acesso e universalização; inclusão educacional, diversidade e equidade; qualidade da educação básica; educação profissional; educação superior; formação e valorização dos profissionais de educação; gestão democrática e, por fim, articulação entre os sistemas de educação e financiamento.

Findadas as discussões, cada grupo escolherá as propostas que serão apresentadas durante a etapa final do fórum, em Belo Horizonte, para a qual serão eleitos até 29 representantes de cada etapa regional. Para essa eleição serão contemplados vários segmentos, entre os quais estudantes, pais, gestores estaduais, gestores da educação privada (educação básica), gestores municipais (educação básica), trabalhadores da educação pública, trabalhadores da educação privada e conselhos municipais de educação.

A etapa final vai acontecer no Plenário da ALMG, entre os dias 15 e 17 de junho, quando os representantes vão se reunir novamente em grupos, com as mesmas temáticas dos grupos das etapas regionais. O objetivo é discutir, aprovar e priorizar as propostas das regiões, consolidando-as em um documento que será entregue à Presidência da Assembleia e que vai subsidiar a análise do Plano Estadual de Educação pelos deputados. Ao fim do evento, também serão eleitos integrantes da Comissão de Representação, encarregada de acompanhar os desdobramentos do fórum técnico.

Os encontros regionais de educação já foram realizados em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço; em Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); em Montes Claros (Norte); e em Varginha (Sul). Em Araxá, na próxima sexta-feira (1), será o quinto encontro de uma série de 12 reuniões.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x