Super banner
Super banner

Araxá vai receber Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais vai se apresentar gratuitamente em Araxá, no dia 23 de agosto (sábado), a partir das 19h30, no Cine Teatro Brasil. Com regência do maestro Charles Roussin e participação especial do músico Pedro Paulo no fagote solo, o repertório do concerto traz obras de artistas mundialmente consagrados, como Vivaldi, Pietro Mascagni e Mozart. As apresentações fazem parte do projeto de circulação 2008 no interior do Estado e têm entrada franca.

Com objetivo de democratizar o acesso à cultura, a Secretaria de Estado de Cultura e a Fundação Clóvis Salgado levam aos municípios mineiros atividades dos corpos artísticos do Palácio das Artes. No ano passado, mais de 210 cidades receberam apresentações da Cia de Dança, da Orquestra Sinfônica e Coral Lírico, da Orquestra Jovem, além de grupos de câmara.

Perfil do maestro Charles Roussin

Graduado em Violão Clássico e em Regência de Orquestra pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Charles Roussin tem atuado intensamente na divulgação da produção brasileira contemporânea, tendo sido responsável pela estréia de diversas obras orquestrais.

Em 1998, fundou a Orquestra de Câmara de Itaúna e, em 2001, a Orquestra de Câmara de Ouro Branco, com quem tem se apresentado em diversos Estados brasileiros. Em 2004, foi nomeado Regente Titular do Coral Lírico Palácio das Artes, cargo que ocupou até 2006. Também neste ano passou a lecionar na Escola de Música da UFMG e assumiu a direção artística da Semana de Música de Ouro Branco, evento que acontece sempre em outubro e reúne importantes artistas do cenário nacional e internacional.

Já dividiu o palco com diversos solistas de renome internacional, como o tenor Marcos Thadeu, o violinista Daniel Guedes, os violoncelistas Sigmund Kubala e Matias de Oliveira, o trompetista Charles Schlueter e o oboísta Alex Klein. Em maio de 2007, foi convidado pelo Festival Internacional de Música do Algarve, em Portugal, para se apresentar ao lado da Orquestra Sinfônica de Póvoa de Varzim e da Camerata Antiqua de Curitiba.

Notícias relacionadas