Super banner

Araxaense dá exemplo de superação por meio do esporte

Araxaense dá exemplo de superação por meio do esporte

Araxaense dá exemplo de superação por meio do esporte 1

Da Redação/Com Pedal.com.br – O araxaense Egerton Fonseca Junior (Junão), de 35 anos, idealizou um projeto para a própria mudança de vida por meio do esporte. O desafio intitulado Projeto Only 3: “One Bike, One Rider, One Speed (Uma bicicleta, Um ciclista, Uma velocidade) já traz grandes resultados e tem uma nova etapa neste fim de semana com a ida de Junão com sua bicicleta de uma marcha para a Romaria, um percurso de 160 km, mas até que ele chegasse a esse ponto foram horas, dias, meses de treinamentos.

“Sempre gostei de bicicletas, mas devido ao meu peso e a total falta de preparo, minha vida com as bicicletas foi mais para o sofrimento do que um prazer. Com o tempo, descobri sobre a cirurgia de redução de estômago, foi uma oportunidade para isso acontecer, ou seja, eu andar na minha bicicleta com todo o prazer que ela permite”, destaca.

“Mas da mesma forma que a cirurgia me deu esperança disso acontecer, ela também me deixou despreocupado para comer mais, afinal, não precisaria mais me preocupar em emagrecer, pois a cirurgia faria isso para mim”, acrescenta.

Segundo Junão, dentro de 10 anos ele engordou mais de 40 kg, chegando aos 180 kg. Mas, com a ajuda e o empurrãozinho dos amigos, ele decidiu contratar um plano de saúde e, após dois anos, realizou a cirurgia de redução de estômago em Uberaba.

Depois de se recuperar da cirurgia, ele montou uma mountain bike, simples e sem marcha, o que marcaria o início dessa paixão. Porém Junão teve alguns problemas e precisou fazer mais duas pequenas cirurgias, desfazendo-se da bicicleta.  

Passados dois meses sem bicicleta, seus apoiadores se movimentaram para montar outra singlespeed (verdadeira máquina) e chegar ao que seria a bike perfeita para ele encarar o seu primeiro grande desafio.

Logo após as novas cirurgias, ele decidiu se tornar um atleta amador sem se importar com colocação nas competições, querendo apenas concluir as provas, sendo seu maior sonho chegar ao o Campeonato Mundial de Single Speed (bicicletas com uma só marcha).

Junão já perdeu mais de 70 kg e seu preparo físico é outro. “Quero e vou me transformar de um obeso que andava de bicicleta, para um atleta que realmente use uma bicicleta, com prazer, vontade e disciplina, com direito a todos os benefícios de apaixonante mundo do Mountain Bike. E quem sabe, servir de exemplo para outras pessoas que acham dificuldades em tudo”, afirma.

Ao longo do projeto, Junão teve acompanhamento de vários profissionais que apoiaram o ciclista nesse grande desafio. São eles: a nutricionista Adriana Betulia Donado Vaz de Melo, o cardiologista Cesário de Souza Pinto, o educador físico Rodrigo Otávio e designer Adil Filoso e o apoio de Wagner Figueiredo Silva (Guiné).

Metas

Araxaense dá exemplo de superação por meio do esporte 2

1º – Pedalada Araxá / Romaria – MG – 160 km;

2º – Continuar treinamento até o dia da última cirurgia – Plástica para retirada do excesso de pele no abdômen;

3º – Intensificar treinamento para competir as primeiras competições e me tornar realmente um atleta amador;

4º – Competir o Campeonato Mundial de Singles Speed.

Notícias relacionadas