Super banner

Araxaense de apenas 5 anos é campeão de xadrez em Monte Carmelo

Araxaense de apenas 5 anos é campeão de xadrez em Monte Carmelo

Aconteceu neste fim de semana, no Ginásio Vila Nova, em Monte Carmelo, a 4ª Etapa Classificatória do Campeonato Absoluto Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas de Xadrez Pensado 2010. O evento foi organizado pelo enxadrista Carmelitano Daniel da Silva Rosa e promovido pela Superliga de Xadrez do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas (SLX).

Nesta etapa, Araxá foi representada pelo enxadrista Antônio Eduardo Ribeiro Rocha e Silva, aluno da Academia Araxaense de Xadrez e do Colégio São Domingos. Antônio, de apenas 5 anos de idade, sagrou-se Campeão na categoria Sub-08 nesta etapa. O pequeno enxadrista vem se destacando em todos os eventos que disputa e neste conseguiu seu primeiro lugar em um torneio.

A ferinha Araxaense iniciou sua vida enxadrística aos 3 anos e apesar da pouca idade já carrega consigo, grandes participações, com a do Campeonato Brasileiro Escolar em 2009, onde representou o Colégio São Domingos e se destacou por ser um dos mais jovens enxadristas do país.

Antonio já disputou outros torneios locais, regionais e em Monte Carmelo conseguiu conquistar seu primeiro troféu e o titulo de Campeão na categoria sub-08, bem como a obtenção de rating regional. Sendo assim, o enxadrista mais jovem da região a obter rating. O pequeno treina, em média, 4 vezes por semana, com aulas lúdicas de 15 a 30 minutos como professor Adriano Pena Ribeiro Lemos na Academia Araxaense de Xadrez. Ele vem obtendo um ótimo desempenho não apenas nos torneios que participa, mas também em casa e nos estudos.

Segundo a professora Fabiana Paula Silva de Castro Rosa, o pequeno enxadrista tem ótimo desempenho escolar. Ela elogiou recentemente o aluno Antonio, dizendo que ele sempre é o primeiro a terminar as atividades de Racha Cuca durante as aulas.

Além disso, aos 5 anos, ele já consegue compreender as letras do alfabeto e formar palavras. O professor Adriano já observou que Antonio consegue calcular algumas sentenças matemáticas quando está jogando Xadrez e ele demonstra boa concentração quando está jogando, qualidades desenvolvidas por meio do xadrez.

Além da participação do enxadrista, o evento contou também com a arbitragem de Adriano Pena Ribeiro Lemos, que conduziu o evento com muita tranquilidade.

Os enxadristas da Academia Araxaense de Xadrez estarão neste final de semana disputando a 5º Etapa Classificatória do Campeonato Absoluto Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas de Xadrez Pensado 2010 na cidade de Patos de Minas.

Notícias relacionadas