Super banner

Araxaense vence o 3º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal

Araxaense vence o 3º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal

O queijo minas artesanal produzido por Alexandre Honorato, pecuarista de Araxá, conquistou a preferência dos jurados do 3º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, durante a Feira da Agroindústria Familiar e Empreendimento Rural de Minas Gerais (Femig), no Parque Fernando Costa, em Uberaba.

Dentro dos critérios de avaliação definidos no edital do concurso, foram analisados rotulagem, cor, consistência, paladar, textura e a originalidade da apresentação. Os participantes já haviam sido previamente selecionados, pois todos foram premiados em concursos regionais, organizados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). Em segundo lugar, ficou o queijo tipo canastra apresentado por Wander Evangelista de Carvalho e, em terceiro, o de Marcos João Bispo (queijo Cerrado).

“O concurso foi criado para valorizar a cultura mineira, resgatando as características de Minas através do produto típico do Estado, o queijo”, explica a coordenadora técnica estadual da Emater-MG, Marinalva Martins Soares, uma das organizadoras do concurso.

Participaram do julgamento os cinco primeiros colocados nos Concursos Regionais realizados durante o ano de 2009. “Os produtos apresentados neste ano se destacaram pelo alto nível, o que denota o profissionalismo que os produtores estão adquirindo para fabricação e maturação do queijo minas artesanal”, afirma Marinalva.

Notícias relacionadas